Wilson Sons comemora recorde de movimentação em TEU transportados

Wilson Sons comemora recorde de movimentação em TEU transportados

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, tem bons motivos para comemorar os sete anos do Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado em Triunfo (RS). Além de se consolidar como um dos melhores e mais sustentáveis do Brasil, o Tecon Santa Clara se supera em números, registrando um recorde de movimentação, em setembro, de 5.073 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). Este é o melhor desempenho desde que o terminal começou a operar, em outubro de 2016, quando a parceria entre Wilson Sons e Braskem reativou o Píer IV do terminal e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto do Rio Grande.

Até então, a maior movimentação obtida havia sido em março deste ano, quando o Tecon Santa Clara atingiu 4.765 TEU (2.539 contêineres), 6,4% a menos que o novo índice. Além disso, o terminal completou 283.780 TEU transportados em seus sete anos de operação. Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo. Com cerca de 170 clientes, tem como principais mercadorias transportadas resinas, frango congelado, madeira, borrachas, tabaco, sucata, utensílios domésticos, móveis e plásticos. Os produtos têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa. Capaz de proporcionar projetos logísticos de menor impacto ao meio ambiente a seus clientes, uma vez que substitui com eficiência o transporte rodoviário de cargas, o Tecon Santa Clara conta também com os serviços de estufagem e desova de produtos nos contêineres.

“Os resultados do Tecon Santa Clara reforçam um dos objetivos estratégicos da Wilson Sons, que é consolidar um legado na agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança), baseado em uma trajetória marcada pela solidez, ética e diversificação dos negócios. Buscamos sempre o desenvolvimento sustentável de longo prazo, orientado à criação de valor para os nossos stakeholders”, diz o CEO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci, acrescentando: “Nossa ambição é sermos reconhecidos como empresa líder nas iniciativas ESG em nosso segmento”.

Em 2022, a Wilson Sons ampliou em 33% a sua capacidade operacional com a inclusão da barcaça Guaíba de 160 TEU, em substituição da antiga de 120 TEU. Além de gerar mais oportunidades comerciais para o mercado gaúcho, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, já que o uso do modal contribui para a redução na emissão de CO2.

Os bons resultados do Tecon Santa Clara ao longo de seus sete anos de operação se devem aos investimentos da Wilson Sons, que aposta na eficiência do modal hidroviário e valoriza sua pegada sustentável. Resultado disso é que, em 2022, o Tecon Santa Clara foi destacado como um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Infraestrutura no Prêmio Portos + Brasil, na categoria Movimentação de Contêineres em Terminais Privados. Para Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul investir na diversificação da malha logística. “A navegação interior é importante para a economia gaúcha sendo uma ferramenta para ampliar os seus resultados econômicos e ambientais”, ressalta.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *