FedEx Express lança ferramenta de medição de carbono no Brasil

FedEx Express lança ferramenta de medição de carbono no Brasil

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, apresenta a FedEx® Sustainability Insights (FSI), uma ferramenta que fornece aos clientes acesso a informações sobre as emissões de carbono de suas remessas. No Brasil, a ferramenta está habilitada para todos os serviços internacionais. A empresa pretende ampliar a funcionalidade da FSI ao incorporar a ela dados do portfólio de serviços domésticos*. As informações podem apoiar os clientes nas tomadas de decisões referentes às suas estratégias de transporte, visando a redução de suas emissões.  Desenvolvido pela FedEx Dataworks, o gerador de dados baseado em nuvem usa as informações da rede FedEx, praticamente em tempo real, para estimar as emissões de CO2e1. Os clientes podem visualizar dados históricos de emissões por conta, bem como realizar buscas por número de rastreamento das remessas através de cadastro gratuito no fedex.com. 

Os dados apresentados pela ferramenta incluem métricas abrangentes como: meio de transporte, tipo de serviço, e país ou território para todas remessas elegíveis da FedEx2. Para melhor atender aos clientes da América Latina e Caribe, o sistema oferece adaptações de idioma e unidades de medida.  “Com acesso direto e interativo às estimativas de emissões de carbono, nossos clientes da FedEx no Brasil agora podem ter uma melhor compreensão de seu impacto ambiental dentro de suas cadeias de suprimentos, o que pode auxiliá-los nos relatórios e nos planos estratégicos futuros”, explica Camila Lima, diretora de Planejamento e Engenharia da FedEx no Brasil. “Na FedEx, sabemos que os dados são um mecanismo poderoso para desencadear mudanças, e é por isso que estamos entusiasmados em disponibilizar essa ferramenta aos nossos clientes, para que eles possam continuar dando passos significativos em direção à sustentabilidade”, completa a diretora. 

A nova solução complementa os esforços contínuos da FedEx para alcançar operações neutras em carbono em todo o mundo até 2040. A empresa está focada em áreas como eletrificação dos veículos de coleta e entrega, instalações, combustíveis e frotas mais eficientes, e investimentos na captura natural de carbono. No relatório ESG  é possível saber mais sobre as iniciativas globais da companhia para reduzir as emissões de carbono em suas operações. O documento traz, ainda, os projetos em curso para apoiar a ação climática para além de seu negócio, como investimentos em novas soluções tecnológicas e pesquisas sobre sequestro de carbono. FedEx® Sustainability Insights foi desenvolvida para apoiar a empresa em direção a esse objetivo, proporcionando oportunidades adicionais de eficiência da rede a partir de entendimentos e modelagem baseados em dados.

A ferramenta está acessível para clientes cadastrados no fedex.com. Os relatórios podem ser salvos em Adobe® Acrobat® PDF ou Microsoft® Excel® para consolidação com outros relatórios de emissão de dados, de forma a ajudar os clientes a acompanharem sua própria pegada de carbono. Os clientes interessados em saber mais sobre a FedEx® Sustainability Insights (FSI) e suas possibilidades podem visitar a página da ferramenta. 

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *