Grupo Elfa investe em e-commerce

Grupo Elfa investe em e-commerce

Completando 30 anos no mercado de distribuição de produtos odontológicos, a Surya Dental, marca do Grupo Elfa para o segmento, amplia seus investimentos em e-commerce para manter o ritmo de crescimento, que em 2023 já chega a 40%. Presente também em canais tradicionais de vendas, a empresa é hoje a única distribuidora de produtos odontológicos omnichannel no Brasil.

Uma das metas deste ano é ampliar ainda mais a digitalização das vendas, com investimentos em tecnologia e inovação. A Surya Dental faz parte do Grupo Elfa, um dos principais provedores de soluções e serviços de logística em saúde no país, desde 2020. A entrada no grupo foi um fator importante para o crescimento da marca.

A Surya entrou no mercado digital em 2016, com a criação de um site. A atuação se intensificou em 2020, quando a empresa registrou um salto na lucratividade em 31% no primeiro ano. “A nossa história é de uma empresa familiar, que busca o contato personalizado e próximo dos clientes, mas a gente acredita que é preciso estar em todos os canais, pois cada cliente tem uma necessidade diferente. Não importa onde o cliente compre e sim que ele compre”, explica Fábio Leme, diretor da Surya Dental.

O aumento do interesse do público pelo formato de compras online é favorável, ao mesmo tempo que o comprador tradicional segue sendo atendido. A Surya está presente tanto nas vendas físicas, ou seja, nas lojas ou com vendedores que atuam porta-a-porta, quanto no digital, no chamado novo mercado, que são as televendas e o e-commerce.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país está entre os líderes no ranking mundial no setor dental. O crescimento resulta no aumento do número de clínicas e franquias em todo território nacional. Hoje, existem cerca de 55 mil clínicas particulares e outras 5 mil pertencentes a redes de franquia no país.

Nesse cenário do segmento odonto, ter um player dominante como a Surya é positivamente estratégico para o Grupo Elfa. A Surya possui aproximadamente 25 mil tipos de itens de venda (SKUs) e um centro de distribuição dedicado aos produtos, que vão de descartáveis e próteses a equipamentos completos de consultório.

“No passado, o Grupo Elfa tinha o interesse em entrar no mercado de dental e incrementar as vendas por e-commerce. Por isso, vimos na Surya essa possibilidade, dedicando uma malha especificamente para o segmento odonto, inclusive, com um centro de distribuição próprio”, explica Jun Celso Eguti, Diretor Executivo – BU Delivery, Clínicas e Acesso do Grupo Elfa.

Um dos mais importantes provedores de serviços e soluções logísticas da área de saúde, o Grupo Elfa é hoje o único player do setor a atuar com medicamentos para hospitais e clínicas, produtos médico-hospitalares e odontológicos. “Somos uma one stop shop da logística em saúde. Os clientes sabem que podem contar com a nossa eficiência em todas as suas necessidades de gestão logística ou distribuição de materiais, entre outros serviços”, conta Eguti.

Para a Surya Dental, o M&A com o Grupo Elfa só tem proporcionado bons resultados, de impacto direto nas metas de médio e longo prazo. “Fazer parte do grupo significa investimento real no nosso e-commerce e ganho em inteligência e visão estratégica de mercado. Nosso objetivo é unir essas forças para o crescimento cada vez mais significativo”, completa Leme.

A Surya Dental foi fundada em 1993, no estado do Paraná, por Antônio Leme. Em seus 30 anos de história, vem contribuindo para o ecossistema de saúde, contando com mais de 200 colaboradores e oferecendo produtos e equipamentos odontológicos, como as cadeiras do dentista e todo o ecossistema acoplado a elas (turbinas, motores, autoclaves e outros); além dos produtos de laboratoriais de próteses (fresadora, forno, impressora etc.), para clínicas e dentistas de todos os estados do Brasil.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados