Galpões da Tópico vão contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica

Galpões da Tópico vão contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica

Em mais um trabalho pioneiro, e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês) da companhia, a Tópico vai transformar galpões de metal e lona em árvores. O “Floresta Tópico”, projeto realizado em parceria com a organização ‘Iniciativa Verde’, doa mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. Cerca de 2.360 árvores já foram plantadas graças ao programa e, até o final deste ano, a expectativa é chegar a 3 mil mudas entregues para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

O “Floresta Tópico” é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da Tópico, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com companhia – líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis e coberturas.

“Nós encontramos na Iniciativa Verde o parceiro ideal para tirar uma das nossas metas do papel e partir para ação. Pois, eles, assim como nós, trabalham para a melhoria da biodiversidade, água e qualidade do ar. O ‘Floresta Tópico’ vai auxiliar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio da recomposição florestal”, destaca a head de Recursos Humanos da Tópico, Elaine Costa.

Ainda segundo Elaine, o projeto “Floresta Tópico” nasceu da boa experiência piloto, realizada em março de 2021, quando a empresa aproveitou as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” para presentear 80 colaboradoras e 20 prestadoras de serviço com mudas de árvores da Mata Atlântica. Em maio, mais 60 árvores foram plantadas para homenagear os filhos dessas mulheres. “Elas ficaram muito felizes e algumas contaram que seus filhos se emocionaram em saber que agora possuíam um pedacinho na Mata Atlântica”, recorda.

Com o sucesso da ação, desde o início de julho a ‘floresta’ da Tópico vem aumentando, graças ao compromisso firmado de doar a partir do fechamento de contratos. “Indiretamente, nossos clientes estão nos ajudando a recuperar as margens de rios e nascentes do Cantareira”, finaliza a head.

CO2: Plano de mitigação e compensação

A empresa também tem realizado uma série de ações para medir e diminuir ou compensar o impacto ambiental das suas operações. Uma dessas iniciativas é a contratação de uma consultoria especializada para mensurar o total de emissões de CO2 na atmosfera e a criação de um plano de mitigação e compensação.

“Já tínhamos feito um inventário em 2020, mas decidimos buscar no mercado um especialista que nos ajude a adotar uma metodologia ainda mais precisa. E também para que ele nos auxilie na criação de uma consciência de qual é a nossa ‘pegada’ de carbono para que, dentro do conceito de ESG, possamos avaliar quais medidas são necessárias”, afirma Luis Castex, diretor de Operações da Tópico.

O projeto, iniciado em julho, teve uma primeira etapa de educação sobre o tema e definição dos escopos de medição. Na sequência, foi feito o levantamento de dados e informações relevantes. A fase agora é de avaliação da primeira versão do cálculo de emissões, que engloba o primeiro semestre de 2021. “Este mês iniciamos as discussões sobre as práticas necessárias à redução. Já entendemos onde estão nossas maiores emissões e vamos avaliar se devemos caminhar mais para a linha de redução ou compensação”, explica Castex.

Com galpões montados de norte a sul do Brasil, cerca de 2.5 milhões de m² instalados, a companhia já identificou que o seu principal foco está no transporte, seja de carga e materiais ou pessoas. O total de emissões, em 2020, foi de 587,22 tCO2, de acordo com o seu último Relatório de Sustentabilidade, e em 2021 tende a ser maior, pois o setor, como um todo, cresceu. As primeiras ações de mitigação estão previstas para o primeiro semestre de 2022.

A Tópico

Líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, há quatro décadas, a TÓPICO – empresa do fundo de capital privado Southern Cross Group – ocupa posição de destaque no Brasil. São mais de 2.5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias.

Comprometida em alinhar suas atividades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a Tópico vem investindo e aprimorando suas políticas para atender as agendas ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG). A companhia integra, ainda, a rede Brasil do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com mais de 750 clientes ativos e 465 colaboradores diretos, possui fábrica própria e centro de distribuição, ambos localizados na sede em Embu das Artes (SP). Conta ainda com escritório em São Paulo (capital) e filiais em Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA), Parauapebas (PA) e Rondonópolis (MT).

Saiba mais: https://topico.com.br

Crédito da imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *