Wilson Sons testa drones para aumentar eficiência portuária

Empresa iniciou testes no Porto de Salvador com veículos aéreos não tripulados para entregas e coletas em embarcações.
A Wilson Sons iniciou testes com drones para entregas e coletas em embarcações no Porto de Salvador. Os equipamentos são da Speedbird Aero, empresa especializada no desenvolvimento e operação de veículos aéreos não tripulados.
A iniciativa é inédita nos portos brasileiros e busca tornar as operações mais seguras, eficientes e sustentáveis. A Speedbird Aero foi a primeira empresa a obter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar drones em voos de longa distância sem contato visual direto com o piloto.
“Os testes com drones representam um avanço para o setor portuário brasileiro, impulsionando a inovação e a segurança nas operações. Nossa Agência Marítima, a mais antiga em atividade no País, está sempre atenta a soluções que promovam o desenvolvimento do setor”, afirma Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons.
A Wilson Sons, com mais de 187 anos de história, investe continuamente em inovação. Em 2022, participou da criação do Cubo Maritime & Port, primeiro hub latino-americano voltado à tecnologia no setor marítimo e portuário.
Em 2024, pelo terceiro ano consecutivo, a empresa foi reconhecida no Ranking 100 Open Startups como destaque em inovação aberta na categoria Transporte e Logística. Além disso, figura entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com estudo da PwC, e está no Top 5 do setor segundo o Anuário Valor Inovação Brasil.