VLI bate recorde de transporte de açúcar na FCA

 VLI bate recorde de transporte de açúcar na FCA
Mesmo com queda na produção, empresa movimenta 6,2 milhões de toneladas na safra 2024/2025 e mantém desempenho nos portos.

A VLI, companhia especializada em soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, alcançou recorde histórico no transporte de açúcar na safra 2024/2025, encerrada em março. Foram 6,2 milhões de toneladas movimentadas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), marca atingida mesmo com a produção da commodity no Centro-Sul do Brasil sendo 5,3% menor do que a da safra anterior.

Nos portos, a empresa manteve o volume de 5,0 milhões de toneladas embarcadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam). A safra foi marcada por desafios climáticos, que afetaram a produção e aumentaram a compactação do açúcar, dificultando a descarga. Para contornar o problema, a VLI desenvolveu soluções em parceria com os clientes, como o uso de socadores pneumáticos, tempos de descanso nos terminais e técnicas de aspersão nos armazéns.

Segundo Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, os resultados são reflexo da capacidade da empresa de criar soluções operacionais com foco nas demandas dos clientes. “Mesmo com a menor produção, conseguimos superar os desafios logísticos e bater um novo recorde na FCA”, afirmou.

As estratégias adotadas também geraram benefícios diretos aos clientes. A Czarnikow, por exemplo, aumentou em 32% seus carregamentos no Tiplam em comparação com a safra anterior.

O Corredor Sudeste da FCA integra a ferrovia a dois terminais, em Uberaba (MG) e Guará (SP), conectando regiões produtoras de açúcar, grãos e fertilizantes a portos como o Tiplam, em Santos (SP). Todo o escoamento no terminal é feito por ferrovia, contribuindo para a redução de tráfego urbano e emissões de CO² na Baixada Santista.

#logística #ferrovia #exportação #açúcar #sustentabilidade

Foto: Divulgação

Artigos relacionados