Via é a primeira varejista a migrar sistema de gestão de armazém para nuvem

Via é a primeira varejista a migrar sistema de gestão de armazém para nuvem

As mudanças no processo de compra, com consumidores cada vez mais conectados e exigentes, aumentam a necessidade de investimento em tecnologia para o gerenciamento do armazém. Para atender essa demanda, a Via, maior empresa de varejo de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, anunciou a adoção de uma solução nativa em nuvem. O Manhattan Active Warehouse Management (WM), da Manhattan Associates, líder mundial em soluções para cadeia de suprimentos, é uma ferramenta de execução unificada de supply chain que combina toda demanda, fornecimento, mão de obra, organização de estoque e automação.

A implementação do projeto piloto foi finalizada em Contagem (MG) e a previsão é de que o processo inteiro de migração seja concluído até o final do ano que vem, em todos os demais 27 centros de distribuição, localizados em 20 estados e no Distrito Federal. A empresa é a primeira do segmento do varejo no Brasil a migrar todo o gerenciamento do armazém para uma solução nativa em nuvem que não tem versão, ou seja, nunca precisa ser atualizada. A Via já trabalha desde 2018 com a tecnologia da Manhattan e agora passa a contar com uma ferramenta ainda mais eficaz para a grande operação que administra.

Com cerca de 97 milhões de clientes, mais de 1.100.000 m² de armazenagem e 1.000 lojas espalhadas por todo o Brasil, a Via é considerada a maior malha logística do país. A companhia faz 2 entregas por segundo e é a única empresa com quase 9 mil pontos de retirada de produtos em todo o Brasil. Com uma grande quantidade de estoque, CDs e vários canais de suporte, a Via precisava de um Warehouse Management System (WMS) com escalabilidade e flexibilidade para oferecer suporte ao negócio omnichannel. O Manhattan Active Warehouse Management é o primeiro sistema de gerenciamento de armazém de classe empresarial nativo da nuvem do mundo, capaz de unificar todos os aspectos da distribuição.

“É um aplicativo único, criado inteiramente a partir de microsserviços, o que significa que é possível “configurar e esquecer”, no que se refere a preocupações com desempenho, resiliência e capacidade de ampliação”, explica o diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, Marco Beczkowski. Quando o negócio tem uma demanda mais alta e os sistemas precisam de mais capacidade, o Manhattan Active WM automaticamente aloca mais. E, quando precisa de menos, ele ajusta sem nenhuma intervenção.

Para o diretor executivo de Logística e Abastecimento da Via, Fernando Gasparini, ao selecionar o WMS, a empresa precisava de uma solução robusta, capaz de lidar com uma vasta e complexa rede de distribuição omnichannel. “Nossa cadeia de suprimentos é o que nos diferencia de nossos concorrentes e queríamos ter certeza de que nossos clientes e vendedores do mercado continuariam a ter uma experiência excelente para o cliente. Esperamos que o Manhattan Active WM agilize e otimize nossas operações de distribuição e ajude a Via a se adaptar rapidamente às necessidades em constante evolução de nossos clientes ”, disse Gasparini.

Inteligência artificial e gamificação

A escassez de mão de obra e a ascensão dos nativos digitais, junto com o impacto de uma pandemia global, tornam necessárias abordagens de gestão do trabalho para evoluir em alinhamento com a nova geração de funcionários. “Estamos usando gamificação baseada em dados, comunicação digital em tempo real, programas de reconhecimento e recompensas automáticos para que possamos ir além da gestão do trabalho e obter um engajamento verdadeiro dos funcionários”, destaca Beczkowski. A capacitação de funcionários resulta em um cenário vantajoso tanto para quem emprega quanto para os próprios colaboradores.

O Manhattan Active WM foi concebido com inteligência artificial para refinar sua otimização. De acordo com Beczkowski, a tecnologia acelera o fluxo de mercadorias e informações. “A ferramenta permite uma execução impecável do estoque, da mão de obra, da automação avançada, da robótica e do espaço físico e equilibra simultaneamente os requisitos de tarefas concorrentes nos canais de varejo, atacado e direto para atingir o plano de distribuição ideal”.

A Manhattan Associates

A Manhattan Associates é líder em tecnologia em cadeia de suprimentos e comércio omnicanal. Unimos informações em toda a empresa, convergindo as vendas de front-end com a execução de back-end da cadeia de suprimentos. Nossos softwares, plataforma tecnológica e experiência inigualável ajudam a impulsionar o crescimento e a lucratividade de nossos clientes.

A Manhattan Associates projeta, constrói e entrega soluções de ponta em nuvem e locais para que, nas lojas, na sua rede ou no seu centro de distribuição, você esteja pronto para colher os frutos do mercado omnicanal. Para obter mais informações, visite nosso site e nossas páginas no Facebook, Linkedin e Youtube.

A Via

A Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, do banQi, da fábrica de móveis Bartira, da Asap Log, da I9XP e da Celer, bem como da associação com a Distrito. Com mais de 40 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, em 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas e aproximadamente 97 milhões de clientes, oferecendo produtos, crédito, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Artigos relacionados