Ultracargo conclui desvio ferroviário entre SP e MT

 Ultracargo conclui desvio ferroviário entre SP e MT
Nova estrutura liga Paulínia a Rondonópolis, criando corredor para escoamento de etanol e combustíveis.

A Ultracargo concluiu a construção de um desvio ferroviário que conecta o terminal da Opla — joint venture com a BP localizada em Paulínia (SP) — ao terminal da empresa em Rondonópolis (MT). A nova estrutura cria um corredor logístico entre o Sudeste e o Centro-Oeste, com foco no escoamento do etanol de milho e no transporte de derivados de petróleo para o agronegócio.

O desvio, conectado à malha da Rumo, tem 4,4 km de extensão, 14 posições de carga e 28 de descarga. Os trens terão até 80 vagões, com carregamentos nos dois sentidos. A capacidade estática de armazenagem é de 180 mil m³, com potencial para movimentar até 6 milhões de m³ por ano — metade de etanol e metade de derivados. O investimento no projeto, iniciado em 2023, foi de cerca de R$ 200 milhões.

Com a nova rota, a empresa busca fortalecer a logística ferroviária como alternativa eficiente e com menor impacto ambiental. Segundo a Ultracargo, a substituição de caminhões por trens pode reduzir em até 35% as emissões de CO₂, o que representa cerca de 51 mil toneladas a menos por ano.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho. Na safra 2024/25, a produção nacional cresceu 30%, atingindo 8,2 milhões de m³. O Mato Grosso respondeu por 5,62 bilhões de litros desse volume, com alta de 17% em relação à safra anterior.

Além do desvio, a Ultracargo planeja para 2025 a entrega de um novo trecho ferroviário e a ampliação do terminal de Rondonópolis, além da expansão em Santos (SP) e da abertura do terminal de Palmeirante (TO), voltado ao Arco Norte. A estratégia visa integrar modais e otimizar rotas logísticas em todo o país.

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Foto: Divulgação

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