Abertas as inscrições para a TranspoSul

 Abertas as inscrições para a TranspoSul

Apontada pelo setor de transporte marítimo de carga como um momento de desarranjo logístico, a pandemia impactou a oferta de contêineres, afetou o preço do frete e bagunçou as cadeias globais de suprimento. Passados os anos mais críticos, o futuro do segmento ainda é incerto, e novas ameaças ao mercado preocupam seus representantes.

Guerra da Ucrânia, seca no Canal do Panamá e ataques de rebeldes houthis no mar Vermelho são alguns dos obstáculos à normalidade do transporte marítimo hoje.

Em um relatório sobre o comércio global publicado em fevereiro deste ano, a Unctad (sigla em inglês para Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) afirma que o cenário geopolítico atual vem reforçando o aumento nas distâncias percorridas por navios cargueiros.

“Os grãos para o Egito agora são provenientes do Brasil ou dos Estados Unidos em vez da Ucrânia, enquanto os envios de petróleo russo têm como destino a Índia e a China em vez da Europa”, exemplifica o órgão.

Trajeto mais longo, o desvio de navios pelo cabo da Boa Esperança, no sul da África, para evitar ataques a embarcações no mar Vermelho, vem pressionando pelo aumento da velocidade, ainda de acordo com a Unctad.

A aceleração, no entanto, emite mais gases causadores do efeito estufa e vai de encontro ao comportamento adotado pelo setor na última década, em que as velocidades de navegação foram reduzidas na tentativa de cortar custos de combustível e poluir menos.

O órgão das Nações Unidas calcula que uma viagem de ida e volta entre Singapura e o norte da Europa, passando pelo cabo da Boa Esperança, aumenta em mais de 70% a emissão de gases do efeito estufa, na comparação com o trajeto mais curto feito pelo canal de Suez.

Outro problema que persiste é o frete caro. Segundo a consultoria em logística e comércio exterior Solve Shipping, o índice que monitora o preço do frete nas rotas que saem de Xangai, na China,

A cidade de Porto Alegre, mais uma vez, se tornará o centro das atenções do segmento de transporte e logística. De 18 a 21 de junho, o Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), sedia a TranspoSul 24a Feira e Congresso de Transporte e Logística, uma realização do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS).

Com a presença das mais expressivas marcas do segmento, o evento proporciona um ambiente ideal para networking, troca de experiências e estabelecimento de parcerias estratégicas no setor. Pela natureza do tipo de negócios que o setor tem, permite ainda o estabelecimento de conexões com setores diversos da economia.

O horário de funcionamento é das 14h às 21h. A participação é gratuita e o credenciamento prévio pode ser feito no site https://transposul.com/

Além de conhecer as mais avançadas tecnologias e inovações de montadoras, fabricantes de peças e acessórios, o visitante tem a possibilidade de buscar atualização de temas atuais nas palestras que fazem parte da programação do Congresso. As inscrições para participação no Congresso estarão disponíveis a partir do dia 6 de maio de 2024.

Serviço

A TranspoSul 24ª Feira e Congresso de Transporte e Logística é uma realização do SETCERGS. Patrocinador Master: Dipesul Volvo, Eldorado Caminhões DAF e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

  • Datas: 18 a 21 de junho
  • Horário: 14h às 21h
  • Local: Centro de Eventos FIERGS – Porto Alegre

Foto: vecstock / Freepik<

Artigos relacionados