Totvs lança solução que mapeia comportamento de mais de 35 milhões de consumidores

Totvs lança solução que mapeia comportamento de mais de 35 milhões de consumidores

Um dos principais anseios do varejo brasileiro é conhecer o comportamento do consumidor omnicanal de maneira profunda e usar essa inteligência para definir estratégias de marketing e vendas eficientes para todos os públicos. E é justamente isso que o Tail Shoppers proporciona para o mercado varejista. Criada pela Tail by TOTVS, a solução de inteligência de dados é baseada na plataforma CDP (Customer Data Platform) e mapeia e monitora os hábitos de consumo de mais de 35 milhões de consumidores, em 40 mil estabelecimentos comerciais de todo o país, gerando uma base de dados qualitativa e quantitativa inédita a ser usada para aprimorar a performance dos negócios.

O Tail Shoppers coleta informações de mais de cinco bilhões de transações mensais, online e offline, analisa o valor e frequência de compra, os produtos adquiridos, o que se costuma comprar em conjunto com cada produto e todas as informações obtidas a partir de vendas do varejo. Essa identificação é feita de maneira segura e sigilosa, com informações sobre o comprador, como gênero, idade, classe social e outros dados fornecidos voluntariamente e respeitando as regras da LGPD, sem relacionar as informações à identidade desses consumidores.

Os relatórios mostram, por exemplo, a efetividade de vendas, fidelidade do consumidor, aumento ou queda de transações em determinado local ou com um público específico, entre outros. “Ao compreender todos estes insights e os hábitos do consumidor, é possível ver detalhadamente como cada um dos produtos está performando e traçar estratégias para aprimorar o apelo de vendas, adequar preços, otimizar a distribuição e muito mais”, afirma Cristiano Nobrega, CEO e cofundador da Tail by TOTVS.

A análise e cruzamento de toda essa informação é feita por meio de processamento de dados em conjunto com algoritmos de inteligência artificial. Com isso, o Tail Shoppers gera relatórios automáticos e customizados a partir do produto analisado, trazendo insights e inteligência para a definição da estratégia de marketing e de venda dos varejistas.

“Dado estratégico é a mina de ouro do varejo e o Tail Shoppers revoluciona pela capilaridade e capacidade de processamento desses dados. Não é uma simples amostra, mas uma fatia substancial do mercado brasileiro, um universo maior do que a população de muitos países do mundo. A solução faz um raio X do comprador, que se reverte numa imersão completa sobre os hábitos do consumidor e de sua cesta de compras”, garante o executivo.

Outra funcionalidade é conexão com os perfis nas mídias digitais das empresas para atualizar em tempo real a segmentação de público das campanhas e ativações de marketing digital, transformando os insights em ações práticas de maneira automática. “A grande disrupção do Tail Shoppers é a capacidade de instantaneamente fazer uma transposição destes insights para que se possa encontrar os perfis dos consumidores desejados nas principais plataformas na internet. A empresa automaticamente recebe a informação, entende tanto o comprador quanto o não comprador da sua marca e pode imediatamente iniciar uma ativação ou campanha segmentada. A plataforma é capaz de multiplicar por até 10 a taxa de engajamento de uma campanha online e traz uma capacidade de ROI e de conclusões estatísticas inéditas”, ressalta Nobrega.

O Tail Shoppers tem como principal público o varejo de bens de consumo de alto giro, que comumente compõem a cesta de produtos encontrada em mercados e outros estabelecimentos de todos os portes. A contratação pode ser feita por pacotes distintos, que variam entre a quantidade de marcas, categorias, produtos e audiências analisadas; o nível de customização do público e segmento estudado; e a quantidade de canais de ativação de mídia conectados ao sistema.

“Nosso objetivo é fazer com que os dados funcionem e trabalhem a serviço das empresas, construindo valor para conhecer melhor o perfil dos consumidores e traduzir o conhecimento em otimização das diversas agendas do marketing, sobretudo de comunicação e mídia. O Tail Shoppers é a materialização da capacidade e conhecimento que acumulamos nos últimos anos e, aliada ao gigante ecossistema da TOTVS, é uma forma de apresentar ao mercado o potencial do que estamos construindo”, finaliza Cristiano.

Foto: Divulgação

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