Tecnologia, ESG e cliente redesenham logística

Pesquisa da SimpliRoute analisa desafios e oportunidades da cadeia de suprimentos no Brasil e na América Latina
A SimpliRoute, especializada em roteirização inteligente, lançou o estudo State of Logistics 2025, que analisa os desafios, oportunidades e transformações da logística na América Latina. Pela primeira vez, o levantamento reuniu percepções de profissionais de empresas de diferentes portes sobre digitalização, sustentabilidade e satisfação do cliente.
No Brasil, apenas 30% das empresas declaram investir em inteligência artificial (IA) para processos logísticos, apesar de 76,5% já usarem a tecnologia no atendimento ao consumidor. Segundo Javiera Lyon, COO da SimpliRoute, esse descompasso representa uma oportunidade estratégica, especialmente em um país onde a logística responde por 18,4% do PIB.
A sustentabilidade também está em pauta: 59% das empresas adotam medidas para reduzir impactos ambientais. Entre os principais indicadores utilizados estão emissão de CO₂ (23,7%) e satisfação do cliente (18,8%).
Outros temas analisados incluem eficiência operacional — apontada como um desafio por 80% dos entrevistados —, segurança de dados, criptografia (58%) e logística reversa (66%).
“O objetivo do estudo é ajudar empresas e investidores a antecipar tendências e entender o novo papel estratégico da logística nos negócios”, afirma Lyon. O State of Logistics 2025 está disponível para download no link: https://simpliroute.com/pt/state-of-logistics.
Foto: Divulgação