Mobiis lança marketplace de fretes para conectar transportadoras e embarcadoras
Swap lança solução bancária para frotas e fretes

Plataforma permite gestão inteligente de despesas, emissão de cartões e novas fontes de receita para empresas de logística.
A fintech Swap, especializada em Banking as a Service, lançou uma solução voltada ao mercado de fretes e frotas, com foco na gestão de despesas operacionais como combustível, pedágios, alimentação e pagamentos a motoristas. A tecnologia permite que transportadoras e operadores logísticos emitam cartões com a própria marca para seus parceiros, inclusive caminhoneiros autônomos.
Integrada aos sistemas das empresas, a plataforma proporciona controle financeiro mais eficiente e transforma serviços antes vistos como custo em novas oportunidades de receita. A cada transação realizada com os cartões emitidos, os parceiros passam a monetizar. A proposta da Swap surge em um momento estratégico para o setor de logística, que movimentará R$ 940 bilhões até 2025, com projeção de chegar a R$ 1,2 trilhão em 2029, segundo a ABOL.
Para os motoristas, a solução oferece uma alternativa mais segura e acessível, especialmente para os que não têm conta bancária. Pesquisa da Telerisco e Roadcard apontou que cerca de 30% dos caminhoneiros autônomos não são bancarizados. A ferramenta digital busca resolver essa lacuna, ainda marcada pelo uso da carta-frete.
“Ao integrar serviços bancários à operação, empresas do setor passam a ter uma gestão mais estratégica e conectada com seus parceiros”, afirma Ury Rappaport, Chief Revenue Officer da Swap.
A Swap também enxerga potencial de expansão para países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, onde o transporte passa por acelerada digitalização. A empresa pretende levar sua solução a motoristas e operadores de todos os portes e regiões.
#logística #fintech #frete #frotas #pagamentodigital #bancarização
Foto: Divulgação