Sudeste lidera acidentes rodoviários em 2024

Relatório mostra São Paulo como o estado com mais ocorrências; colisões e cargas alimentícias são os destaques negativos.
O Brasil registrou 73.114 acidentes de trânsito em 2024, com 6.153 mortes — uma média de 16 por dia — e perdas econômicas superiores a R$ 16 bilhões. A região Sudeste concentrou 53% dos casos, com destaque para São Paulo, que lidera o ranking com 27% das ocorrências. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná completam os estados com maiores registros.
Apenas no transporte de cargas, foram contabilizados 1.437 acidentes, segundo a nstech, empresa dedicada à tecnologia para supply chain. Caminhões estiveram envolvidos em 20% dos sinistros totais. Cargas fracionadas e alimentícias foram as mais atingidas, somando 631 ocorrências em 2024 — cinco vezes mais do que outros tipos de carga.
As colisões foram o tipo mais comum de acidente, com 490 registros, alta de 50,31% em relação ao ano anterior. As saídas de pista aumentaram 58,12%, totalizando 117. A quinta-feira foi o dia com mais acidentes; a manhã concentrou o maior número de ocorrências. À noite, os registros cresceram 51,1% em comparação a 2023.
Nos trechos urbanos, ocorreram 219 sinistros — sendo 113 com cargas alimentícias. A BR-116 e a BR-101 foram as rodovias com maior volume de acidentes, com 208 e 106 registros, respectivamente. Entre os fatores, o comportamento humano é apontado como causa de 90% dos acidentes, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária.
Excesso de velocidade, uso do celular, fadiga e não uso do cinto de segurança foram os comportamentos mais comuns entre os motoristas. A rotina exaustiva de trabalho também contribui para a fadiga extrema, reduzindo reflexos e atenção.
Para mitigar riscos, a nstech aposta em soluções tecnológicas, como o Onisys, sistema que analisa o desempenho dos condutores, e a Torre de Prevenção de Acidentes, que monitora as operações em tempo real. O investimento em capacitação dos motoristas e uso de dados tem como objetivo tornar o transporte mais seguro.
#SegurançaNoTrânsito #MaioAmarelo #LogísticaResponsável
Foto: aleksandarlittlewolf – Freepik