Azul Cargo registra aumento nas entregas no segundo trimestre
Rumo amplia capacidade com trens de 135 vagões

Nova composição ferroviária reforça logística do agronegócio com mais eficiência e menor impacto ambiental.
A Rumo iniciou no primeiro trimestre de 2025 a operação dos trens com 135 vagões, ampliando a capacidade de transporte nos dois principais corredores ferroviários do agronegócio brasileiro. Os trens partem dos terminais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins em direção ao Porto de Santos.
A nova formação ferroviária substitui os trens de 120 vagões e representa um aumento médio de 1.200 toneladas úteis por composição. Com isso, há redução de uma hora no tempo médio de viagem e melhora na eficiência energética, substituindo até 530 caminhões por dia nas rodovias, o equivalente a cerca de 6 mil por mês. Em fevereiro, foram transportadas aproximadamente 3 milhões de toneladas de grãos ao porto.
Desde 2015, a Rumo vem ampliando sua capacidade logística, passando de 80 para 120 vagões e, agora, para 135. A iniciativa faz parte do projeto de aumento da capacidade da Malha Paulista. Para viabilizar essa operação, a companhia investiu cerca de R$ 350 milhões em obras de infraestrutura, expansão de pátios e testes técnicos com sensores de força e tração.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção de grãos no país deve crescer 27% em dez anos. Já a Conab prevê que a safra 2024/2025 poderá atingir o recorde de 322,25 milhões de toneladas. Para acompanhar essa expansão, a Rumo está realizando melhorias logísticas e já concluiu 25% das obras previstas em seu plano de investimentos.
Atualmente, a empresa movimenta 53 milhões de toneladas por ano, ante 45 milhões em 2020. Com a finalização dos projetos, a capacidade deve alcançar 75 milhões de toneladas anuais. O trem de 135 vagões tem capacidade para transportar até 17.200 toneladas, superando as composições anteriores de 120 (15.500 ton) e 80 vagões (7.600 ton). Em média, oito trens com essa nova configuração partem diariamente para o Porto de Santos.
#agronegócio #logística #ferrovias #Rumo #infraestrutura #transporte
Foto: Divulgação