Reciclagem de óleo lubrificante é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente
Reciclagem de óleo lubrificante é destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Brasil coleta mais de 560 milhões de litros de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC, todos os anos, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), um volume que reforça a importância de fortalecer políticas e práticas responsáveis para garantir sua destinação adequada. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil pode se orgulhar de ser referência global em um dos sistemas de reciclagem mais eficientes: a logística reversa do OLUC.
Diferente de outros resíduos, cuja reciclagem atinge apenas 4% no país, segundo a ONU, o OLUC conta com uma estrutura robusta de coleta e rerrefino, transformando um resíduo perigoso em um recurso valioso.
O óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC), proveniente de motores de veículos, máquinas e indústrias, é classificado como um resíduo perigoso e altamente poluente. Por isso, a logística reversa desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo que o OLUC seja coletado, tratado e transformado em óleo básico – uma matéria-prima de alta qualidade utilizada na fabricação de novos lubrificantes. Essa transformação evita a contaminação do solo, da água e do ar, contribuindo para a preservação ambiental e para a economia circular no setor.
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino do OLUC e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. O rerrefino realizado pela Lwart utiliza tecnologia de hidrotratamento, garantindo um processo de “resíduo zero”. Além de recuperar o óleo com características originais, trata a água e reaproveita subprodutos, promovendo a economia circular e reduzindo a extração de novos recursos naturais.
Esse modelo bem-sucedido é resultado de um marco regulatório pioneiro. Antes mesmo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, o Brasil já possuía normas específicas, como a Resolução Conama nº 362/2005, que consolidou a responsabilidade compartilhada na cadeia do óleo lubrificante.
“A logística reversa do OLUC no Brasil é um exemplo de pioneirismo, com uma estrutura regulatória robusta e um modelo operacional que comprova a viabilidade de ações coordenadas entre os agentes da cadeia. Nosso país é, sem dúvida, um case mundial de sustentabilidade”, comenta Aylla Kipper, Head de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais e presidente da AMBIOLUC (Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC)
Hoje, o Brasil supera potências como Estados Unidos, Japão e Canadá na destinação de óleo usado para rerrefino, conforme o estudo The Road Ahead for the Global Used Oil Market, da consultoria Kline. Assim, demonstra que responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos.
“O rerrefino é essencial não apenas para a economia de recursos naturais, mas também para a proteção ambiental, ao evitar o descarte incorreto de resíduos que poderiam causar sérios danos”, complementa Aylla.
Enquanto o país ainda busca melhorar os índices gerais de reciclagem, o modelo da logística reversa do OLUC se destaca como exemplo de eficiência, colaboração e inovação. A expectativa é que essa referência inspire avanços em outros setores, ampliando a proteção dos recursos naturais e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Foto: Divulgação