Problemas nas entregas desafiam crescimento do e-commerce, mostra estudo da Descartes

 Problemas nas entregas desafiam crescimento do e-commerce, mostra estudo da Descartes
Apesar do aumento nas compras online, 67% dos consumidores relataram falhas na entrega, segundo levantamento com 8 mil pessoas na Europa e América do Norte.

Apesar do crescimento nas compras online, dois em cada três consumidores relataram problemas com entregas. É o que aponta o terceiro estudo anual da Descartes Systems Group, realizado em parceria com a SAPIO Research, com 8 mil consumidores na Europa e América do Norte.

O levantamento mostra que 39% dos entrevistados compraram mais pela internet em 2024 do que em 2023, e 57% passaram a adquirir produtos em novas categorias. Mesmo com esse avanço, 67% enfrentaram falhas na entrega, o que tem impacto direto na decisão de compra: 21% dizem que experiências negativas desestimulam novas aquisições, 20% citam a falta de confiabilidade, e 17% se mostram insatisfeitos com o processo.

Entre os consumidores que tiveram problemas, 63% tomaram alguma ação que afetou negativamente os varejistas ou operadores logísticos. Segundo Chris Jones, vice-presidente executivo da Descartes, ainda há um alto nível de insatisfação, apesar de melhorias pontuais. Ele defende o uso de boas práticas e soluções tecnológicas já disponíveis no mercado para tornar as entregas mais eficientes.

A pesquisa analisou o comportamento de compra online nos três primeiros meses de 2024, avaliando volume de compras, categorias de produtos, frequência, preferências e impacto das falhas logísticas, com recortes por perfil demográfico.

#ecommerce #logística #entregas #Descartes

Foto: Divulgação

Edit

Artigos relacionados