Para cumprir a meta ESG, empresas aderem ao biometano nas suas frotas

Para cumprir a meta ESG, empresas aderem ao biometano nas suas frotas

Os motores veiculares estão entre os principais vilões da emissão de gás carbônico no mundo. Para se ter ideia, um caminhão de carga abastecido a diesel, rodando em média 14.500 km por mês (ou o equivalente a 16 viagens de ida e volta entre Rio e São Paulo por mês), emite 231 toneladas de carbono por ano. Para reduzir emissões, muitas empresas estão optando pelo uso de combustível 100% renovável. Nesse contexto, o biometano surge como uma solução capaz de reduzir em 95% as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), tornando-se uma solução para a transição energética nas empresas.

Produzido a partir dos resíduos de aterros sanitários (lixo urbano), o biometano oferece uma solução ambientalmente correta, que facilita o cumprimento de metas ESG, além de ser economicamente mais sustentável, pois é um combustível não sujeito a variações da taxa de câmbio e do preço do petróleo, como ocorre com o GNV.

A Gás Verde, maior produtora de biometano do país, que produz 120 mil metros cúbicos/dia a partir do Aterro de Seropédica (RJ), está em negociação com empresas transportadoras para o uso do biometano em frotas veiculares e de empresas. Hoje, a empresa já abastece 14 postos no Estado do Rio e tem entre seus principais clientes industriais a siderúrgica Ternium e a empresa de bebidas Ambev.

A Gás Verde, empresa do Grupo Urca Energia, participará do evento “Frotas e Fretes Verdes”, do Instituto BESC de Humanidades e Economia, que acontecerá em São Paulo nos próximos dias 25 e 26 de outubro, com a presença do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior. No evento, as companhias vão conhecer soluções energéticas sustentáveis para suas frotas, visando a ampliar a descarbonização em suas operações. Eduardo Lima, membro do Conselho Diretivo da Gás Verde, ministrará a palestra “Biometano, a solução ambiental para frotas e fretes verdes”.

A Rodofly, operador multimodal com mais de 300 caminhões na frota, está em processo de conversão e testando o biometano da Gás Verde em seus veículos. A própria Gás Verde também está adotando o biometano nos quatro veículos que puxam as 40 carretas da empresa. Um cavalo mecânico, nome do veículo transportador de carretas, já chegou e os outros três estão para ser entregue.

 Foto: Divulgação

Artigos relacionados