Nstech e Rumo otimizam acesso ao terminal de Rondonópolis

 Nstech e Rumo otimizam acesso ao terminal de Rondonópolis
Com uso de IA, nova solução elimina filas externas e organiza chegada de caminhões no maior terminal de grãos da América Latina.

A nstech, empresa dedicada à tecnologia para supply chain, implementou uma solução baseada em inteligência artificial (IA) para otimizar a entrada de caminhões no terminal de Rondonópolis (MT), em parceria com a operadora ferroviária Rumo. O local recebe cerca de 2 mil veículos por dia e é considerado o mais movimentado da companhia.

A iniciativa tem como foco evitar filas e congestionamentos no entorno do terminal. Com o apoio da IA, apenas os veículos autorizados e no momento certo são direcionados para a entrada, permitindo maior fluidez e organização.

Em quatro meses, a solução transformou o modelo de entrada, passando de um sistema empurrado para um modelo puxado, com foco na carga correta. O resultado foi a eliminação das filas nos acessos ao Rondopátio e ao TRO, além de melhorias na comunicação entre os motoristas e o terminal e ganhos na previsibilidade das operações.

A tecnologia também trouxe impacto positivo nos postos da região e melhorou a experiência dos motoristas. Um dos recursos centrais é a funcionalidade “Cheguei”, integrada ao aplicativo da nstech, que permite o início do processo de entrada apenas quando o caminhoneiro está dentro de uma área geográfica específica, definida pela Rumo.

Segundo Vasco Oliveira, CEO da nstech, a funcionalidade foi criada para resolver um problema concreto: “Enquanto empresa, acreditamos que a tecnologia deve ser colaborativa e impactar diretamente a operação, tendo sempre como foco o cliente final.”

A empresa também aplicou machine learning ao sistema, o que permite à IA aprender continuamente com os dados recebidos e aprimorar suas decisões.

As ferramentas utilizadas incluem soluções YMS e superapp, entre outras cerca de 100 tecnologias da nstech, voltadas a mais de 75 mil clientes que buscam eficiência, redução de custos e ganhos logísticos.

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Foto: Divulgação

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