Missão internacional da ATP visita portos do Reino Unido

 Missão internacional da ATP visita portos do Reino Unido
Representantes de 45 entidades e empresas brasileiras vão conhecer soluções britânicas em logística e infraestrutura portuária.

Com foco na eficiência e competitividade dos portos brasileiros, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) realiza, de 19 a 23 de maio, uma missão internacional para a Inglaterra. A programação inclui visitas a três portos privados, encontros com autoridades britânicas e passagem pela Organização Marítima Internacional (IMO), agência da ONU responsável pela segurança da navegação e prevenção da poluição marítima.

A delegação é composta por 45 representantes de empresas e instituições públicas brasileiras. Entre os participantes estão membros do Ministério de Portos e Aeroportos, Antaq, Conportos, CNT, PPI, TCU, SPU, FGV, Brasil Export e do Tribunal Regional do Trabalho. Os custos da viagem são arcados pelos próprios participantes.

No Reino Unido, os portos privados representam cerca de 70% da movimentação de cargas, com mais de 120 portos ativos. Os terminais visitados serão: London Gateway (operado pela DPWorld), Tilbury (da Forth Ports) e Southampton, considerado o principal porto de cruzeiros da Europa. A visita também inclui a RPBIMO, órgão que representa o Brasil na IMO.

A missão conta com o apoio do Governo Britânico no Brasil, por meio do Department for Business and Trade, e busca promover o intercâmbio de experiências em gestão portuária, automação e sustentabilidade. O Reino Unido foi escolhido por sua transformação nas últimas décadas, com destaque para investimentos privados e tecnologia nos terminais.

Segundo a ATP, as visitas internacionais contribuem para a modernização dos terminais portuários brasileiros, que hoje movimentam 60% da carga do país. Em 2023, a missão ocorreu na Bélgica.

#logística #portos #sustentabilidade #comércioexterior

Foto: Divulgação

Artigos relacionados