Mercado de selfstorage cresce 16% em 2022

Box Perdizes

Mercado de selfstorage cresce 16% em 2022

Segundo pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, encomendada pela Associação Brasileira de Selfstorage (ASBRASS), o mercado de selfstorage, de 2021 para 2022, ganhou aproximadamente novos 24 mil boxes de armazenamento no país, o que representa um crescimento de 16%. Apenas em São Paulo, a GoodStorage, marca especialista em espaços de armazenamento e uma das principais no setor, lançou 40 mil m2, durante o período.

Para 2023, e após o aporte financeiro de USD 75 milhões conquistados no segundo semestre do ano passado, a expectativa da marca é continuar investindo em expansão. Seguindo esse racional, a GoodStorage prevê inaugurar, ainda esse ano, cinco novas unidades de selfstorage, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2022.

“Estamos muito otimistas com o crescimento do setor em 2023, principalmente vendo a evolução que tivemos na demanda no ano passado. Ainda há muitas oportunidades e espaços a serem explorados e conquistados. A GoodStorage nasceu há exatos dez anos com a proposta de ser uma solução inteligente para uma das principais cidades e economias do mundo. Queremos tornar São Paulo uma cidade inteligente, com mais mobilidade e sustentabilidade”, explica o fundador e CEO da GoodStorage, Thiago Cordeiro, que também é diretor da ASBRASS.

O mercado de selfstorage permite a locação de boxes a partir de 1m², sem burocracia e fidelidade, que podem funcionar como uma extensão de casa ou da empresa, uma vez que possibilita o armazenamento de diversos tipos de objetos, como os de decoração, escritório, móveis, arquivos pessoais, entre outros. Além de também funcionar como solução para que empresas possam armazenar e gerir seus estoques de maneira eficiente e próxima do cliente final.

Com mais de 25 unidades distribuídas na cidade, a marca também conta com a frente de condomínios logísticos, com boxes a partir de 1 mil m2. O foco dessa solução é proporcionar eficiência para as empresas que buscam reduzir despesas com frete, aproximar o estoque do cliente final, desafogar processos e eliminar os gargalos até a entrega. Já são quatro unidades em funcionamento na cidade e outras três com previsão de abertura ainda este ano.

Ocupação

Ainda segundo dados da pesquisa encomendada pela ASBRASS, em 2022 a ocupação dos boxes de armazenamento aumentou 14% em relação a 2021. Na GoodStorage, o total de área locada foi de 23% durante o mesmo período.

“O selfstorage ainda é uma solução nova no Brasil, mas em expansão. E estamos contribuindo para a construção dessa cultura por aqui. De forma que se assemelhe aos mercados já consolidados dos EUA e Europa, por exemplo, que a população compreende os benefícios em utilizar esses espaços”, explica Thiago.

A locação de espaços de armazenamento é um mercado em projeção para se tornar cada vez mais valioso nos próximos anos no mundo. Segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado valia USD 48 bilhões de dólares em 2020 e a expectativa é que alcance USD 64 bilhões em 2026.

Para os próximos anos, a GoodStorage prevê mais 9 unidades na capital paulista entre selfstorage e Parks somando a oferta de mais 120 mil m2 s de armazenamento para a cidade de São Paulo.

“Estamos investindo em torno de R$ 500 milhões em aquisições de novos terrenos e obras para continuar crescendo. De forma a contribuir com a mobilidade urbana e torná-la mais sustentável”, finaliza o executivo.

A GoodStorage

Fundada em 2013 por Thiago Cordeiro, a empresa se propõe a revolucionar o mercado de mobilidade urbana em São Paulo, seja atendendo pessoas físicas, como também empresas de diversos segmentos, indústrias e e-commerce com capilaridade, escala e flexibilidade por meio das unidades de selfstorage, módulos flexíveis e dos parques empresariais. Com investimento da Evergreen Investment Advisors, gestora de fundos com aproximadamente US$ 5,7 bilhões sob gestão ao redor do mundo, a GoodStorage atua principalmente na cidade de São Paulo, operando mais de 25 unidades em solução de armazenagem urbana distribuídas em 270.000 m² e 9 unidades previstas para 2023.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados