Maio Amarelo foca na saúde dos caminhoneiros

Movimento destaca cuidados com a saúde e bem-estar dos motoristas de carga para reduzir acidentes.
O Maio Amarelo 2025 traz como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, e promove em todo o país ações de conscientização no trânsito. Neste ano, a saúde dos caminhoneiros também ganha destaque.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), os cinco problemas de saúde mais comuns entre motoristas de carga são: pressão alta, problemas de visão, dores de cabeça, dores na coluna e estresse. Esses quadros estão ligados à longa jornada nas estradas, tempo de espera em cargas e impactos psicológicos da profissão.
Uma das iniciativas para apoiar esses profissionais é o Clube Mercosul, plataforma digital que oferece acesso facilitado à saúde. Diferente dos planos tradicionais, o serviço não exige carência, tem menos burocracia e oferece custos mais acessíveis. Um dos destaques é o serviço de concierge, que faz triagem e direciona o cliente para médicos, presencialmente ou por vídeo.
“Nossa missão é democratizar o acesso à saúde privada, criando uma alternativa eficiente para os motoristas de carga e suas famílias”, explica Fernando Linhares, diretor operacional do Clube Mercosul.
A plataforma oferece consultas médicas online 24h, atendimento primário, apoio emocional, exames, consultas presenciais, internação hospitalar, descontos em medicamentos, assistência funerária e clube de vantagens. Todos os serviços são sem carência e com modelo por assinatura.
O Clube Mercosul tem como meta atingir 20 mil associados no primeiro ano e já está disponível no Brasil, com expansão prevista para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O acesso é feito pelos aplicativos Google Play e iOS.
#MaioAmarelo #SaúdeDoCaminhoneiro #SegurançaNoTrânsito
Foto: Freepik