Logística Internacional no Nordeste

Logística Internacional no Nordeste

O Brasil representa menos de 1,2 % do comércio exterior mundial e em 2020 ocupou a 27ª posição no ranking de comércio internacional (fonte: www.comexdobrasil.com). O Brasil possui como principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile e Paraguai. A região Nordeste do Brasil possui maior destaque para exportação de produtos provenientes de agronegócios, sendo a 4ª região do Brasil que mais exporta produtos desta categoria, aproximadamente 7,9% do comércio internacional do Brasil (fonte:  Informe ETENE do Banco do Nordeste de Julho/2020).

A região Nordeste possui o maior número de estados do Brasil  (nove estados), com participação mais significativa do comércio exterior nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntos representam quase 9% do PIB nacional. Estes três estados possuem como principais produtos os itens de : agronegócios, minérios, calçados, têxteis, químicos e veículos.

A Logística e o Comércio Internacional crescem com programas / acordos governamentais e  melhorias da infraestrutura que aumentam a competitividade, entrada de novas empresas no mercado e o incremento do volume de negócios, vide o acordo de  livre comércio entre União Europeia e o Mercosul que abre para o Brasil um mercado com mais de 520 milhões de pessoas. Outro importante projeto é a BR do Mar, que irá reduzir a dependência do modal rodoviário no Brasil, inclusive permitindo que armadores internacionais operem com cabotagem (navegação entre os portos do mesmo país).

Os investimentos em ferrovias ( Ex.: FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste) que perpassa pelo Norte, Centro (Goiás), desembocando no porto de Ilhéus na Bahia,  assim como os programas federais de privatização operacional de portos e aeroportos com intuito de melhorar a infraestrutura, aumentar investimentos, modernização e  redução dos custos com transportes e logística internacional no país também são bem-vindos.

Reforço que não adianta apenas as ações elencadas anteriormente para o crescimento da Logística e do Comércio Internacional no Brasil, os governantes precisam reduzir a excessiva carga tributária (Custo Brasil) que incide nestas operações, além da redução da burocracia e maior digitalização nas operações internacionais, para não perder velocidade e aumentar a eficiência nas transações.

No Brasil o Comércio Exterior possui uma dependência muito maior do transporte marítimo do que de outros modais como o aéreo, que possui restrições de espaços e altos custos para operação, chegando o marítimo no Brasil a representar quase 90%  da logística internacional.

O transporte marítimo é estratégico, por transportar grandes volumes a baixo custo entre os países com agilidade / eficiência e que conta com uma abrangência enorme , visto que nosso planeta conta com 70% da superfície coberta por mares.

No Nordeste, mais especificamente nos três estados mais representativos economicamente (Bahia, Pernambuco e Ceará), temos boas oportunidades de aumentar a capacidade e  estruturas para a entrada e saída de mercadorias movimentadas na Logística Internacional  e aumentar a geração de negócios na região. Principais portos e aeroportos: :

  • Bahia, possui mais 38 Milhões Ton de capacidade existente de instalações portuárias (fonte: Usuport 2020), possui a melhor baía para instalações portuárias do Brasil (Baía de Todos os Santos) e possui como principais portos : Porto de Salvador (Esse deveria ser duplicado, diante da alta demanda existente, inclusive há projeto da USUPORT Bahia para isso). O Porto de Salvador  é o único porto do Brasil com eficiência para hub terminals, com bom clima operando 365/24, acesso marítimo 2h e com ligação com a Via Expressa, sem permitir que caminhões entrem na cidade do Salvador) TUP Gerdau, TUP Cotegipe, Tup Petrobrás Regaseificação e Temadre, TUP Enseada Maragogipe, Tup Miguel de Oliveira (Ex-Ford), Porto de Ilhés, Base Naval e o Porto do Moinho Dias Branco, sendo os principais instalados na Baía de Todos os Santos, além do aeroporto Internacional de Salvador.
  • Pernambuco :Porto de Suape (maior porto com movimentação de cargas do Norte / Nordeste e 5º em movimentação do Brasil), além do Aeroporto Internacional do Recife e do Aeroporto Internacional de Petrolina com a maior pista de aterrisagem do Nordeste com 3.250 m de comprimento x 45 metros de largura, impulsionado pela produção do Vale do São Francisco, maior exportador de frutas do Brasil nativas de Juazeiro/Ba e Petrolina/Pe.
  • Ceará: Porto do Pecém com 18 Milhões de Toneladas de cargas de capacidade e o aeroporto Internacional de Fortaleza.

O Nordeste possui boas oportunidades para atração de novos negócios, mão de obra  farta e barata, muitos recursos naturais para geração de energia limpa e a baixo custo (eólica e solar quase 365 dias por ano) e boa localização geográfica para o Comércio Internacional de cargas com a Europa, Estados Unidos e também com a China, além de outros continentes. Com boas  políticas públicas, aumento e melhoria na infraestrutura a alavancagem da Logística Internacional na região poderá ser elevada a um novo patamar além de desenvolver outros setores econômicos como turismo e serviços, que cresceriam juntamente com o Comércio Exterior sendo expandido.

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