Jamef amplia presença feminina no transporte rodoviário

Empresa investe em inclusão e cria oportunidades para mulheres em funções operacionais antes restritas a homens.
A Jamef tem promovido a inclusão de mulheres no transporte rodoviário de cargas (TRC), setor onde apenas 3,4% dos motoristas são do sexo feminino, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a CNT. Em São Paulo, o número de mulheres contratadas no TRC cresceu 61%, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC).
Com foco na equidade de gênero, a empresa tem incluído colaboradoras em funções como a condução de carretas e o manuseio de grandes cargas. Exemplo disso é Márcia de Carvalho Pires, motorista da Jamef há 12 anos. Aos 51 anos, ela realiza rotas semanais entre São Paulo e São José do Rio Preto e vê na empresa a chance de crescer na carreira: “Aqui, me deram a chance de manobrar carreta e depois passei a fazer viagens”, afirma.
Além de oportunidades operacionais, a Jamef apoia colaboradoras que conciliam trabalho com estudos, família e projetos pessoais. A empresa oferece capacitações práticas, monitoramento de bem-estar por telemetria e infraestrutura nas filiais com espaços de descanso, alimentação e apoio emocional.
Márcia, por exemplo, estuda Logística enquanto cuida da mãe, da filha e da neta. “Quando chego de viagem, aproveito a adrenalina para estudar, fazer prova e cuidar da casa”, diz.
A iniciativa da Jamef também tem gerado impacto social, inspirando novas gerações de mulheres a ingressarem na logística. “Ao abrir portas para mais mulheres, estamos contribuindo para um futuro mais justo, diverso e eficiente”, afirma Sergio Povoa, Diretor de Gente e Gestão da empresa.
#inclusaonalogistica #logistica #transportederodagem
Foto: Divulgação