Evento promovido pela RGC debate o futuro da Classificação Fiscal com Catálogo de Produtos

Alexandre Zambrano

Evento promovido pela RGC debate o futuro da Classificação Fiscal com Catálogo de Produtos

A RGC, especialista em classificação fiscal e regimes aduaneiros especiais, promove no dia 21 de junho, no Hotel Vitória Concept, em Campinas (SP), o evento “RGC Experience – Prepare-se para o futuro da Classificação Fiscal com Catálogo de Produtos”. Dirigido a convidados e com transmissão pela internet, o evento terá como palestrante Alexandre Zambrano, especialista em Comércio Exterior e Direito Aduaneiro, além de painel com empresas participantes, como Philips, Siemens e 3M.

O evento marca o lançamento da plataforma HSDW LatAm, desenvolvida pela empresa para apoio ao Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex), para fins de cadastro de produtos e suporte para monitoramento dos atributos e classificação fiscal dos mesmos, de acordo com o novo formato que está sendo implementado pela Receita Federal.

“O foco da discussão será a transição do que se usa atualmente e o que será usado em relação à classificação fiscal de produtos. O objetivo do evento é trazer às empresas participantes informações sobre o momento que estamos passando de transição do portal e despertar nelas a importância de se começar a trabalhar na adequação de seus produtos para o novo cenário de importação”, explicou Fabio Rabelo, CEO da RGC.

A expectativa é que o novo Portal Único de Comércio Exterior comece a operar definitivamente em 2024. “As empresas precisam estar prontas para quando o portal começar a operar definitivamente com 100% das operações de Comércio Exterior dentro do site da Receita. Para isso, elas irão precisar de uma plataforma adequada, que atenda às especificações do Portal Único, e o evento vem ao encontro disso”, pontua Rabelo.

O Portal Único Siscomex ambiente concebido na abordagem “Single Window”, criada pela Organização Mundial das Alfândegas para facilitação das transações no comércio internacional. Desenvolvida pelo governo federal para integrar as informações e os processos relacionados ao comércio exterior no Brasil. Basicamente, é uma interface única utilizada pelos órgãos governamentais e os operadores de Comex. O principal objetivo do portal é promover a desburocratização, modernização, segurança e eficiência, além de unificar todas as informações referentes a importação, exportação e controle aduaneiro, para evitar repetições na anexação de dados.

Volvo

A Volvo, uma das maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, tem assessoria da RGC desde 2007 para análises técnicas de classificação fiscal e ex-tarifários. A empresa será a primeira a integrar o HSDW LatAm em seu processo de transição e monitoramento para o Portal Único, totalmente conectado com os sistemas de ERP e Comex.

Os recursos de integração, segurança e compliance do HSDW LatAm farão toda a diferença quando o ambiente do Portal Único estiver completamente em operação. O case será apresentado no evento.

O palestrante

Alexandre Zambrano é engenheiro e atua há mais de dez anos com Comércio Exterior e controle aduaneiro. É pós-graduado em Comércio Exterior e Direito Aduaneiro e desempenha a função de gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior e ministrante de cursos em comércio internacional.

Serviço

Transmissão via Zoom

Foto: Divulgação

Artigos relacionados