Empilhadeira multidirecional da Combilift movimenta peças gigantes de madeira

Empilhadeira multidirecional da Combilift movimenta peças gigantes de madeira

Digiqole ad

A Combilift, líder mundial em soluções customizadas de movimentação de materiais, desenvolveu um projeto exclusivo para a Ita Construtora com a operação de uma empilhadeira modelo CB3000 Multidirecional em sua fábrica localizada em Vargem Grande Paulista, SP. A empresa produz estruturas de madeira lamelada colada que são usadas em edificações e instalações em museus, residências, galpões, pavilhões, escolas, hotéis, entre outros, pelo Brasil.

O objetivo do projeto Combilift foi proporcionar à Ita Construtora maior flexibilidade, produtividade e segurança na movimentação e armazenagem das estruturas, que podem chegar a 20 metros de comprimento. Há seis meses, Daniel Salvatore, um dos sócios da Ita, tinha problemas de fluxo das estruturas na fábrica: eram utilizados equipamentos que não acomodavam de forma adequada as peças principalmente pelo comprimento, dificultando o deslocamento e as atividades das pessoas que por ali circulam.

“Os corredores precisavam ser largos, em torno de 8 metros, para oferecer manobrabilidade aos equipamentos carregados de peças de até 20 metros de comprimento que eram transportadas na transversal”, comenta Salvatore, que também é diretor de Tecnologia da Ita.

Com a missão de inovar nos processos internos para que a matéria prima (madeira) seja transformada em estruturas de diferentes formatos e texturas para diversas edificações, a Ita estendeu o conceito da inovação à logística para receber a madeira, manuseá-la e movimentá-la em sua planta escolhendo uma empilhadeira Multidirecional Combilift. Em operação há 11 meses, o equipamento é considerado um diferencial na operação da fabricante, e transformou a movimentação e a armazenagem em processos eficientes.

“Reduzimos os corredores de 8 para 4 metros de largura pois as estruturas são carregadas e movimentadas de forma longitudinal, sem prejuízo da ergonomia do operador, que tem ampla visibilidade da operação. Alcançamos 4 metros de altura de empilhamento e transporta-se até 2,5 toneladas de carga. Além disso, com sua manobrabilidade versátil, a Multidirecional auxilia no carregamento de contêineres”, explica Salvatore.

O executivo destaca que assim como a Ita, a Combilift adota como filosofia a customização de produtos em escala, e sob esta ótica a inovação faz a diferença. Com a solução da Combilift, a Ita registrou uma melhoria significativa na distribuição de seu centro logístico, ganhou produtividade, pois o equipamento além de versátil e ergonômico, é também ágil, e proporcionou redução no custo de produção.

“A Multidirecional aumentou a segurança em nossas operações, promovendo a mobilidade. O atendimento, o nível de conhecimento técnico em projetos e o pós-vendas, proporcionaram uma tomada de decisão assertiva, confirmando nossa percepção de solidez com o que vimos de referência da fábrica na Irlanda”, encerra Salvatore.

Ita Construtora – Fundada em 1980, a Ita Construtora (https://www.itaconstrutora.com.br/ ) já executou mais de 1.500 obras, totalizando cerca de 400mil m² de área construída, utilizando o único material de construção renovável: MADEIRA. A partir de 1987, ocorreu a maior transformação da empresa: a passagem do artesanato para a indústria. Todas as estruturas passaram a ser produzidas em fábrica própria, instalada em um terreno de 90 mil m² e 2.5 mil m² de área coberta, no município de Vargem Grande Paulista, SP. Com o desenvolvimento dos métodos de industrialização e para atender aos desafios propostos pela arquitetura contemporânea, atualmente todas as estruturas da Ita utilizam a Madeira Lamelada Colada (MLC) de Eucalipto.

Combilift – A Combilift (www.combilift.com.br) é líder mundial em soluções customizadas de movimentação de materiais. Fundada na Irlanda em 1998, está presente em 85 países com uma frota total de mais de 50.000 empilhadeiras articuladas para paletes em corredores estreitos, empilhadeiras multidirecionais e movimentadores de cargas extrapesadas.

Sua planta, localizada na cidade irlandesa de Monaghan, tem 46,5 mil m2. Seus produtos são reconhecidos pela inovação, comprovado por premiações como Melhor Design 2014 – Red Dot Award, Melhor Ergonomia 2014, Melhor Ergonomia 2015 – FLTA Award, uma das Companhias Mais Bem Gerenciadas de 2014 – Deloitte, Exportador do Ano na Irlanda em 2008 e 2015, CEO apontado como o Empreendedor do Ano pela Ernst&Young. Em 2017, a KPMG reconheceu a Combilift com o Excelling Enterprise of the Year por seu desempenho e impacto positivo na Irlanda.

A Combilift está no Brasil há nove anos, atendendo clientes de Manaus a Uruguaiana, disponibilizando a estas empresas a expertise internacional de otimização de área e elaboração de projetos logísticos.

Principais clientes: Embraer, Magazine Luiza, Imparpec, Wheaton, FedEx, Aggreko, Arno, Bertolini Armazenagem, Cassol Pré-Fabricados, Caterpillar, Cia. Bandeirantes, CNH, Cooperativa Piá, Embraer, Grendene, Madeiranit, Marcopolo, Medabil, Todeschini, Neugebauer e WEG S.A. Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *