Em reunião, Comitê de Logística Farmacêutica aborda a RDC 430

Em reunião, Comitê de Logística Farmacêutica aborda a RDC 430

Digiqole ad

Carine Siffert, Gerente de Qualidade da BLS, fez a palestra da reunião mensal do Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, nesta quinta, 10/6/2021.  Apresentação teve como objetivo oferecer visão geral da RDC 430/2020, norma que determina a obrigatoriedade de monitoramento, controle e manutenção da temperatura em toda a cadeia logística, de acordo com as indicações do fabricante.

Ela citou números que dão conta da dificuldade de se fazer a logística da cadeia do frio. Além de o Brasil ter grande extensão, e nele caber praticamente uma Europa, há contraatempos como a malha rodoviária do País, modal mais utilizado na distribuição de medicamentos.

Nossas estradas, num total de 1,7 milhão de quilômetros, têm apenas 12,4% de vias pavimentadas.  Destas, 40% são boas ou ótimas. Esta é, por exemplo, uma das razões pelas quais a infraestrutura brasileira é tão mal classificada no ranking do Banco Mundial – 56ª posição. Em resumo, conforme comentou Carine Siffert, trata-se de consequência dos baixos investimentos no setor, pois o Brasil tem investido nos últimos anos somente 0,5% do PIB.

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *