TIM e BWS firmam parceria para conectar 400 mil dispositivos
DHL consolida modelo para distribuição automotiva

Operadora dedica-se à logística colaborativa de peças de reposição, atendendo nove montadoras no Brasil.
A DHL Supply Chain consolidou no Brasil um modelo colaborativo de distribuição de peças de reposição para o setor automotivo. A estratégia, que já atende nove montadoras, movimenta mais de 2 milhões de toneladas por mês e abastece cerca de mil pontos no país, incluindo mais de 500 concessionárias.
O modelo opera com equipes, tecnologia e rede de distribuição compartilhadas a partir de um operador especializado. Com isso, gera ganhos de escala, reduz prazos de entrega e melhora a eficiência no atendimento pós-venda. Nos últimos dois anos, o volume de carga movimentada cresceu 166%.
Segundo Ricardo Guidi, vice-presidente do setor automotivo da DHL Supply Chain, o setor historicamente verticalizava a logística, mas o modelo colaborativo mostra benefícios na terceirização. A proximidade entre os pontos de entrega permite compartilhamento de veículos, reduzindo custos e impacto ambiental.
A empresa também aplica soluções de inteligência artificial na previsão de demanda, posicionamento inteligente no estoque e cartonização de pedidos. Atua com transporte rodoviário e aéreo e oferece entregas com zero emissões no last mile, por meio de veículos elétricos e GNV.
O modelo traz ainda mais visibilidade para concessionárias e montadoras via o sistema DHL MySupplyChain. A operadora também oferece entregas expressas sob demanda. O índice médio de performance supera 98%, com baixo índice de avarias.
A DHL realiza visitas e pesquisas de satisfação com os parceiros para monitorar a experiência e contribuir para um reparo mais rápido dos veículos, com impacto positivo na satisfação do consumidor final.
#logística #automotivo #DHL #pósvenda #tecnologia #sustentabilidade
Foto: Divulgação