Demanda de alumínio no setor de transportes cresce 15% em 2024
Demanda de alumínio no setor de transportes cresce 15% em 2024

Produção de ônibus escolares e renovação de frotas impulsionaram o consumo do metal no Brasil.
O setor de transportes respondeu por 15,6% da demanda de alumínio no Brasil em 2024, o equivalente a 116 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A expectativa para 2025 é de um crescimento de 5,2% no consumo do metal pelo segmento, superando as 120 mil toneladas.
O aumento da produção de ônibus escolares, impulsionado pelo programa federal “Caminhos da Escola”, contribuiu para o avanço da demanda. O programa investiu na renovação e ampliação da frota de veículos escolares, principalmente na zona rural.
A renovação de frotas de caminhões e a produção de implementos rodoviários com carrocerias de alumínio também estimularam o mercado. A leveza e a durabilidade do alumínio proporcionam economia de combustível, maior capacidade de carga e menor desgaste dos componentes dos veículos.
Em 2024, o consumo total de produtos de alumínio no Brasil atingiu 1,8 milhão de toneladas, alta de 13,5% em relação a 2023, quando foram consumidas 1,6 milhão de toneladas. Para 2025, a ABAL projeta crescimento adicional de 4,1% no consumo doméstico.
Segundo Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, o aumento do consumo em setores estratégicos reforça a importância do alumínio para uma economia mais sustentável, inovadora e eficiente. A indústria brasileira, afirma, está preparada para atender a essa demanda com desempenho e responsabilidade ambiental.
#alumínio #logística #transportes #sustentabilidade
Foto: aleksandarlittlewolf – Freepik