Brasil e Argentina realizam leilão para concessão da Ponte Internacional de São Borja

 Brasil e Argentina realizam leilão para concessão da Ponte Internacional de São Borja
Plus Byte SRL venceu e será responsável pela concessão pelo prazo de 25 anos.

A Plus Byte SRL venceu o leilão realizado nesta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR), para a concessão da Ponte Internacional de São Borja, que conecta São Borja (RS), no Brasil, a Santo Tomé, na Argentina. A oferta vencedora foi de US$ 29 milhões em outorga fixa.

A concessão terá duração de 25 anos. Nesse período, a empresa será responsável por investimentos estimados em US$ 99 milhões, voltados à recuperação e melhoria das condições técnicas e operacionais da ponte e dos acessos rodoviários.

A Ponte Internacional possui 1,42 km de extensão. No lado brasileiro, o trecho concedido vai do entroncamento com a BR-285 até o início da ponte, com 6,6 km. Do lado argentino, a ligação começa na Ruta Nacional nº 14 e segue por 7,61 km até a ponte.

A estrutura foi criada por meio de acordo binacional assinado em 1989. O trecho é estratégico: concentra 23% das operações comerciais entre Brasil e Argentina e quase 40% das transações entre Brasil e Chile.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o potencial da ponte para fortalecer o comércio regional. “Ganha a Argentina, ganha o Brasil”, afirmou.

Guilherme Peixoto, da B3, responsável pela organização do leilão, agradeceu a confiança dos governos e disse que a bolsa seguirá contribuindo com projetos de infraestrutura.

#Infraestrutura #BrasilArgentina #Concessão #PonteInternacional

Foto: Divulgação

Artigos relacionados