Black Friday: O impacto da tecnologia na logística das transportadoras

Black Friday: O impacto da tecnologia na logística das transportadoras

Por Fernando Alex de Carvalho*

A Black Friday, um dos períodos mais aguardados para o varejo, está se aproximando. E, neste ano, a data promete ser ainda mais movimentada para o mercado. De acordo com um levantamento realizado pela Méliuz, os consumidores estão dispostos a aumentar seus gastos em 62% durante a Black Friday em 2023. Essa alta procura não apenas demanda uma ampla atuação das equipes comerciais, mas também implica em uma complexa operação por parte das transportadoras, que precisam aproveitar ao máximo a utilização da tecnologia na logística do transporte para garantir uma operação eficiente.

De um modo geral, as transportadoras precisam entregar, de maneira ágil, o elevado volume de produtos adquiridos pelos consumidores nesse período. Nesse sentido, suprir essa crescente demanda pode ser um cenário desafiador para as empresas especializadas que ainda não utilizam a tecnologia de maneira assertiva para otimizar seus procedimentos.

A importância da tecnologia na logística

Em períodos de alta demanda, como a Black Friday, as transportadoras e os armazéns preparam sua infraestrutura para suportar o aumento nas solicitações de entregas, desenvolvendo planos de contingência para otimizar os prazos. Com isso, a tecnologia desempenha um papel crucial nessa preparação, automatizando processos em várias etapas da cadeia logística.

Nessas datas, diversas empresas optam por criar centros de distribuição em regiões estratégicas, para otimizar a logística de cada entrega. Esses centros, apesar de serem assertivos ao facilitar a gestão como um todo, geram um desafio relacionado aos altos custos envolvidos.

Atualmente, existem ferramentas que ajudam a reduzir os gastos totais relacionados às entregas. Elas permitem o monitoramento das remessas e auxiliam em todo o planejamento, desde a conferência, gestão de estoque, separação e alocação de mercadorias conforme a demanda, até a escolha de locais estratégicos para otimizar a retirada dos produtos dos armazéns.

Além disto, as transportadoras também enfrentam desafios significativos relacionados à manutenção de frotas, incluindo veículos diversos como caminhões, carros e motos. Neste sentido, a tecnologia pode contribuir ao oferecer soluções que garantem previsibilidade com relação às revisões preventivas, medição de custos em tempo real e integração com os meios de pagamento, otimizando a operação e reduzindo os custos associados à frota.

Para os motoristas, a tecnologia também pode ser uma importante aliada ao possibilitar que sejam relatados problemas durante as entregas, evitando maiores complicações, como recentemente ocorreu em São Paulo, quando a falta de energia causou uma série de problemas nas entregas.

Inovações tecnológicas: ferramentas importantes para lidar com altas demandas

De maneira geral, diversas tendências tecnológicas podem impactar positivamente as transportadoras durante a Black Friday e devem desempenhar um papel ainda mais relevante nos próximos anos. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, atua na previsão da demanda, analisando o consumo e melhorando o planejamento. A Internet das Coisas (IoT) monitora o comportamento dos veículos, prevenindo danos e custos excessivos. Já as soluções que contemplam data analytics fornecem indicadores precisos sobre as operações de entregas.

Em resumo, neste período, as transportadoras precisam estar atentas às tecnologias relacionadas à logística, desenvolvendo mecanismos para gerir as complexidades no dia a dia. As tendências, apesar de apresentarem desafios, criam oportunidades para serviços mais personalizados, permitindo que os consumidores recebam suas aquisições poucos dias após a compra. É um ciclo positivo para todas as partes envolvidas.

Fernando Alex de Carvalho é Gerente de Mercado e Produto do Grupo Benner, empresa que oferece softwares de gestão empresarial e serviços tecnológicos para revolucionar e simplificar os negócios.

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *