BBM Logística acelera programa de eficiência com foco na melhoria dos serviços aos clientes

 BBM Logística acelera programa de eficiência com foco na melhoria dos serviços aos clientes

Programa de melhorias contínuas permite identificar ineficiências, otimizar o uso de recursos e padronizar processos, promovendo ganhos em produtividade e redução de custos; só nos primeiros meses deste ano, empresa economizou cerca de R$ 2 milhões

Curitiba, 3 de junho de 2025 – Em um setor dinâmico e altamente competitivo como o de transporte e logística, a eficiência é crucial para o sucesso do negócio. Nesse cenário, a BBM Logística, uma das maiores operadoras logísticas de transporte rodoviário do Mercosul, está acelerando seu programa de transformação para minimizar desperdícios em todos os processos e maximizar o valor para o cliente, tornando as rotinas de trabalho mais dinâmicas e melhorando significativamente a eficiência operacional.

A iniciativa da BBM, que é fundamentada na metodologia Lean e nos pilares do World Class Manufacturing (WCM), tem como objetivo alinhar as operações às melhores práticas globais do setor logístico. Ao eliminar desperdícios e simplificar processos, a BBM prevê produzir mais com menos recursos, reduzindo custos e aumentando a capacidade de atender à demanda do mercado de forma rápida e eficaz.

Na prática, a BBM quer identificar e eliminar desperdícios em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o armazenamento até a entrega final. Como resultado, a ideia é, dentre outros aspectos, buscar a redução do tempo de espera nos armazéns, a otimização das rotas de transporte, a minimização do tempo de inatividade dos veículos e a melhoria da precisão no processamento de pedidos.

Criado em 2023, o programa de excelência operacional e cultural BBM Lean tem como base a melhoria contínua, a eliminação de desperdícios e atividades que não agregam valor, a redução de custos e o maior engajamento das pessoas na busca de solução de problemas. Porém, foi a partir de 2024, com a entrada da nova liderança na companhia, que o programa passou a ser uma prioridade na BBM.

“Já tínhamos um movimento para alavancar a metodologia Lean e movimentos de implantação de melhorias sob o conceito de Kaizen. O foco inicial foi voltado para a gestão de lideranças das áreas de negócio e operacionais. Agora, com a estruturação dos pilares do WCM, suportados pela metodologia Lean, vamos acelerar as melhorias com o objetivo de impactar todas as filiais, áreas corporativas e de suporte da BBM ao longo dos próximos meses e anos”, diz Agapito Sobrinho, CEO da BBM Logística.

Para Agapito, nos últimos meses, houve um mudança de mindset em toda a companhia com foco na satisfação do cliente e, segundo ele, isso só foi possível graças ao uso da metodologia Lean como base para o programa de melhorias, além de uma disseminação interna mais forte sobre a importância da excelência na execução do trabalho para o negócio como um todo.

“Sem dúvida, um aspecto fundamental do BBM Lean é o foco no valor agregado para o cliente. Ao eliminar atividades que não agregam valor ao produto ou serviço final, oferecemos produtos de melhor qualidade a preços mais competitivos. Além disso, estaremos ainda mais aptos a desenvolver produtos e serviços que atendam melhor às expectativas de cada cliente”, explica Agapito.

Outro ponto importante do programa, de acordo com a BBM, é o fato de promover uma cultura de melhoria contínua, estimulando a inovação dentro da organização. “Ao enfatizar a importância da identificação e eliminação de desperdícios, encorajamos os funcionários a procurar constantemente maneiras de fazer as coisas de uma forma mais eficiente. Isso não apenas aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários como também leva a ganhos na produtividade e na qualidade”, aponta Agapito.

Como funciona o BBM Lean

O BBM Lean abrange todos os pilares críticos para a operação da empresa: Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Cliente, Qualidade, Entregas, Gestão, Manutenção, Comercial, Financeiro e Pessoas. Entre os resultados esperados estão a redução de acidentes, menor consumo de energia e combustível, aumento do índice de entregas no prazo, redução de erros operacionais e retrabalho, maior disponibilidade de veículos e controle rigoroso dos custos operacionais.

A governança do programa prevê ciclos contínuos de autoavaliação feitos pelos gerentes de cada filial ou operação, além da auditoria e validação dos resultados por toda a equipe corporativa responsável pelo BBM Lean.

O processo de classificação do estágio de melhorias e padronização de processos das unidades dentro do programa é estruturado em fases: qualificação, certificação e excelência, incentivando a evolução constante das unidades e a disseminação de boas práticas.

Na primeira etapa é verificado se cada filial está apta para a qualificação, ou seja, se atingiu níveis básicos de excelência. Na sequência, se alcançou níveis intermediários de qualidade e se apresenta melhorias de indicadores estratégicos. Por fim, o nível de certificação monitora se as unidades alcançaram e mantiveram resultados consistentes de melhorias.

Até o momento, mais de 100 colaboradores da BBM estão envolvidos em 13 projetos Kaizen ativos, com resultados financeiros já evidenciados. Só nos primeiros meses deste ano, a BBM afirma ter economizado cerca de R$ 2 milhões com iniciativas de melhorias.

“A estratégia da BBM reflete o compromisso em adotar práticas de gestão de classe mundial, elevar o padrão de qualidade dos serviços e fortalecer a competitividade no mercado de transporte rodoviário de cargas. O programa BBM Lean, aliado à padronização das operações, posiciona a empresa em linha com os benchmarks internacionais e contribui para a construção de uma logística mais eficiente, segura e sustentável”, conclui Agapito.

Foto: Divulgação

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