BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar presença em novas regiões, diversificar rotas, garantir flexibilidade operacional e diminuir custos, sem a necessidade de investir pesado em frota própria. Um pacote extenso de benefícios é oferecido aos caminhoneiros.

A empresa criou um programa para isso: “Agrega+ BBM”. Funciona como um ganha-ganha.

O objetivo da companhia, com sede em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, é aumentar em 20% até o final do ano o tamanho da frota de agregados, que já conta com cerca de 1.200 veículos. As áreas-alvo são São Paulo, a própria Curitiba, Porto Alegre e respectivas áreas metropolitanas.

Ao expandir a base de agregados, a empresa busca otimizar a oferta de serviços em diferentes modalidades (carga lotação, fracionado e internacional), o que dá aos caminhoneiros a chamada previsibilidade de receita, ao gerar fluxo constante de cargas para os parceiros. O modelo, em contrapartida, permite à BBM reduzir custos fixos e riscos, aumenta sua capilaridade e  também eficiência logística.

A estratégia fortalece a competitividade da BBM no setor, amplia a oferta de soluções customizadas para grandes embarcadores. e calibra o crescimento sustentável da companhia, alinhando rentabilidade, escala e qualidade operacional — é assim o “Agrega+ BBM”.

Com quase três décadas de atividade, o operador logístico, que cresceu com inovação, ousadia e estreito relacionamento no que fez, decide-se por uma cartada estratégica em que grande parte de seu papel é ouvir muito e oferecer o suporte estratégico que faltava aos caminhoneiros.

Um key account no whatsapp

Quem puxa essa espécie de escuta ativa do projeto de agregados da BBM é a figura de um key account, criação da coordenadora da área, Alessandra Selenko. O modelo funciona por meio de um canal de atendimento direto, no Whatsapp, pelo qual os motoristas podem entrar em contato com a empresa a qualquer momento para tirar dúvidas e obter informações operacionais ou financeiras. Detalhe: “Aqui na BBM o atendimento é 100% humano, e nossos parceiros  têm um ponto focal na empresa. Sempre!”, reforça Alessandra.

Luis Bastos, diretor corporativo de operações e líder do “Programa Agrega+”, diz: “Na BBM, não tratamos o agregado apenas como um complemento da operação, afinal são eles que nos representam nas estradas e nos clientes. Temos a obrigação de oferecer uma relação de parceria e não apenas de trabalho, como é mais comum no mercado”, diz

A jornada da BBM Logística passa por uma base de suporte bem calibrada. “As novas condições para o agregamento trazem mais benefícios, segurança e valorização para os motoristas. Queremos estar ainda mais próximos dos nossos parceiros de estrada, entender suas dores e como podemos ajudá-los”, adianta Fabricio Osório, diretor das unidades de negócios de cargas lotação (FTL) e de operações dedicadas, da BBM Logística.

Para atrair mais ainda os caminhoneiros, os executivos do operador logístico pensaram nos trajetos de quem roda pelas estradas. Assim, outro trunfo é a malha de rotas e a ampla disponibilidade de cargas oferecidas, já que a empresa atua em diversas modalidades de logística rodoviária (carga lotação, fracionado e internacional) -, e em várias regiões do Brasil e do continente (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru).

Matias Ferrari, diretor da unidade de transporte internacional explica de forma direta: “O parceiro pode escolher a operação que faz mais sentido para ele, de acordo com o seu veículo e preferência por rota. Quem busca mais receita, as rotas mais longas, como a de transporte internacional, podem ser um atrativo”. Matias conclui, informando que a BBM cuida de documentação necessária para o motorista não ter de se preocupar com questões burocráticas.

Mentalidade de dono

O plano foi pensado para “não dar ruim”, como se diz no palavreado do dia a dia do setor: além das rotas, o motorista também tem um leque de equipamentos à disposição. Para o agregado interessado em atuar com o transporte de carga total, por exemplo, a BBM oferece vários tipos de equipamentos, como sider, baú, grade baixa…. Dessa forma, ele agrega com o cavalo-mecânico e pode escolher o implemento com que quer trabalhar, conforme a operação desejada.

Já na modalidade de transporte fracionado e e-commerce, o parceiro pode agregar desde um automóvel de passeio, furgão compacto ou um VUC para fazer a última milha (entrega final no consumidor), até os veículos que fazem a transferência no varejo, como equipamentos tipo toco, truck e até mesmo, cavalos mecânicos.

Há mais vantagens que a empresa oferece aos agregados: seguro contra terceiros, equipamento rastreador, manutenção e pneus para as carretas e abastecimento nas bombas de combustível instaladas das unidades da BBM no Brasil, e nos demais países onde atua, em que o valor do diesel é mais atrativo.

Por último, porém não menos importante, os parceiros da companhia passam por treinamentos recorrentes e reciclagens durante sua jornada na BBM. As carretas da empresa utilizadas pelos agregados também passam por constantes manutenções preventivas. Aí entra um detalhe que é inegociável para a BBM: “A segurança é o nosso principal pilar do negócio. Por isso, também temos uma Torre de Segurança que cuida de todas as nossas operações, monitorando viagem a viagem”, aponta ainda, Luis Bastos.

Pensar como protagonista, como dono, é outra vertente do Agrega+ BBM. Jorcei Chiochetta, diretor das unidades de transporte fracionado e e-commerce, revela que a BBM tem, ao longo de sua história de 26 anos, agregados que começaram com um caminhão e hoje já contam com uma frota com mais de 20. Esse é um ponto verdadeiro de crescimento: “Buscamos parceiros que desejam fazer parte de uma empresa consolidada no setor de transporte para crescermos juntos. Do nosso lado, oferecemos volume e regularidade de cargas, o que ajuda a dar uma certa previsibilidade de receita aos agregados”, propõe Jorcei.

Como se tornar um agregado BBM

Os interessados podem entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp nos seguintes números: (42) 99166-8098, (51) 99730-1714 e (41) 99264-3911. Os motoristas também podem manifestar interesse  clicando aqui.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados