Automatização há um começo de tudo

Automatização há um começo de tudo

Os especialistas de ULMA Handling Systems projetam e desenvolvem, há mais de 40 anos, #soluçõesautomatizadas para armazenagem de empresas de diversos setores da #economia.

São projetos reconhecidos e que resultam em uma verdadeira transformação nos processos de uma empresa e nos resultados que entrega a seus clientes.

Mas não só de grandes projetos vive a #indústria.

Há um começo, onde a automatização alcança alguns processos, muda fluxos logísticos e entrega resultados gradualmente, possibilitando ROI imediato, escalabilidade da solução para expansões futuras, e manutenção confiável.

E aqui na ULMA, também voltamos nossa atenção para soluções mais simples, porque elas são uma oportunidade que empresas têm de dar um salto qualitativo e quantitativo em seus processos, caminhando para soluções mais complexas com segurança.

Preparamos uma entrevista com Endika Etxebarria Cabrejas, gerente de Unidade de Negócios movik da ULMA Handling Systems, que fala sobre as vantagens de começar a automatizar processos e fluxos logísticos. Acompanhe:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

[ULMA editors]: Automatizar é um caminho obrigatório quando se fala em melhoria de processos e fluxos logísticos?

Endika Etxebarria: É uma das possibilidades, junto com, por exemplo, a aplicação do #Lean, mas sem dúvida é a que oferece o melhor salto quantitativo e qualitativo, além do fato de que a melhoria desde a sua implantação é instantânea e o resultado é sustentável ao longo do tempo, praticamente sem variação.

Observamos cada vez mais empresas apostando nesses processos, pois percebem que a forma usual de trabalhar não se adapta às necessidades que o mercado apresenta, típico exemplo é de uma empresa que antes vendia apenas em sua região e que, com a internet, comercializa para todo o país. Os requisitos, em termos de preparação, entrega, controle de estoque, devoluções, etc. são muito diferentes.

[ULMA editors]: Por que a #automatização ainda assusta alguns empresários? Isso acontece em nível global ou é uma característica mais de países da América Latina?

Endika Etxebarria: A palavra automatização gera muito respeito na maioria das pessoas, provavelmente porque imagina-se processos hiper complexos, onde não há operador e tudo é feito por máquinas. Nada está mais longe da realidade! A automação nada mais é do que melhorar um processo baseado em uma tecnologia, na qual encontraremos diferentes graduações. Por exemplo: automatizar perfeitamente pode ser “reduzir o tempo de reação do operador” para ganhar produtividade. Isso é feito por meio de um #software e um acompanhamento guiado, sem nenhuma máquina. Obviamente este é um baixo nível de automação, e a partir deste ponto podemos encontrar tecnologias simples que movimentam materiais, #robótica avançada que nos ajuda a preparar os pedidos, entre outras soluções.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

[ULMA editors]: Empresas de qualquer setor da economia e qualquer porte podem automatizar seus processos?

Endika Etxebarria: Qualquer empresa pode optar por #automatizar alguns de seus processos, mas o motivo é porque toda empresa deve continuar otimizando seus processos internos para se manter competitiva no mercado. Existem setores mais propícios à automatização devido às suas peculiaridades, como o #farmacêutico ou o #alimentício, mas não é algo exclusivo desses setores. Para ser mais objetivo, se dentro da sua empresa você divide o trabalho de um operador entre tarefas que agregam valor – que afetam diretamente o resultado do negócio – e tarefas que não agregam valor – aquelas que são necessárias, mas não agregam valor, como por exemplo, tempos de movimentação – se esses segundos consumirem mais de 50% do tempo do operador, é preciso olhar para o assunto com urgência.

[ULMA editors]: Uma empresa pode começar com soluções mais simples e de valor financeiro mais acessível seu processo de melhoria dos processos logísticos? Quais os ganhos de começar com soluções menos complexas?

Endika Etxebarria: Mais do que poder, deve começar assim, optando por um nível de inicial, que melhor se ajusta a cada um. Obviamente uma solução de entrada para uma pequena empresa e para uma grande não é a mesma, ambas serão um começo para cada, porém de natureza diferente.

Ao ingressar neste processo, é de vital importância o acompanhamento de um engenheiro integrador experiente no setor, que possa aproximar diferentes soluções e tecnologias, aprofundando-se na parte consultiva para, então, encontrar a solução mais correta. Você tem que começar simples e certificar-se de que a engenharia escolhida pode levá-lo a níveis mais altos.

Fonte: ULMA

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados