Ativa Logística apresenta resultados de projetos ESG em suas operações

Ativa Logística apresenta resultados de projetos ESG em suas operações

Há 5 anos, a Ativa Logística realizou a implantação do departamento ESG, que tem como missão mapear as iniciativas existentes e desenvolver novos projetos em conjunto com as operações logísticas e outros setores nas 23 unidades espalhadas pelo País. Hoje, a companhia com know how comprovado em relação ao transporte e armazenagem para os setores de saúde, beleza e bem-estar já desenvolveu até o momento, 21 projetos com conceitos ESG.

Nos últimos dias, três projetos receberam menções honrosas durante a solenidade do 9º Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). São eles: Eco Hold, GEE Online e Cabide Solidário, criados com o objetivo para reduzir o uso do plástico convencional durante as operações da armazenagem de cargas, contabilização de CO2 durante o transporte e a doação de roupas para pessoas em situação de rua, explica Lacordaire Sant’ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística.

Responsabilidade Ambiental

O projeto Eco Hold foi implantado para reduzir o impacto ambiental durante as operações de transporte e armazenagem de cargas, com a redução e/ou substituição do filme stretch convencional (material plástico). Para isso, houve a análise de viabilidade da implementação de três iniciativas, individual e/ou em conjunto: cinta logística, capa Logística e stretch verde.

Nos últimos meses, investimentos em cinta logística possibilitaram 7 mil aplicações. Isso representou a redução de 1.4 tonelada/ano de filme stretch convencional e na capa de logística com durabilidade de 3 anos, o que representa a redução de 0.5 tonelada/ano de filme stretch convencional.

Governança

O projeto GEE ONLINE disponibiliza de forma transparente, rápida e segura o acesso às informações relativas às emissões de CO2 por meio do inventário de emissões. O embarcador acessa o portal que é alimentado pelas informações geradas nas operações de transporte em tempo real e tem acesso aos indicadores para gestão de dados e ações práticas em ESG. Para isso, a Ativa Logística investiu em uma plataforma que reúne todos os dados de emissões de CO² por rota de cliente. Em um ano, foram beneficiados 73 clientes e 763.100 operações de transporte processados (CT- e’s) que contabilizou 10.182 toneladas de CO2 contabilizados.

Responsabilidade Social

O Projeto Cabide Solidário criado com o objetivo para a arrecadação de roupas para doação às pessoas em situações de rua e colaboradores, já beneficiou 700 pessoas e 2 entidades e contribuiu com 2.500 peças doadas.

Hoje, em todas as unidades da Ativa Logística, cabides de roupas ficam expostos em locais estratégicos para incentivar a doação.  As doações são entregues aos parceiros envolvidos que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas ruas da capital Paulista.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *