Amazon expande rede logística no Brasil

Empresa atinge 200 polos logísticos e amplia programas de entrega rápida no país.
A Amazon atingiu 200 polos logísticos em funcionamento no Brasil, cobrindo os 26 estados e o Distrito Federal. Nos últimos 18 meses, 140 novas unidades foram inauguradas para reforçar a estrutura de entregas rápidas em todo o território nacional.
A companhia já realiza entregas no mesmo dia em mais de 200 cidades e entregas no dia seguinte em mais de 3.600 municípios. A meta, segundo a empresa, é ampliar ainda mais a cobertura e reduzir prazos de entrega nos próximos anos.
Desde que iniciou suas operações de varejo no Brasil, em 2019, a Amazon desenvolveu uma rede que integra tecnologia com fornecedores, vendedores e parceiros locais, com foco em adaptações regionais. Atualmente, são mais de 18 mil empregos diretos e indiretos gerados no país.
A plataforma de marketplace da empresa é utilizada por mais de 100 mil pequenas e médias empresas brasileiras, que também contribuem para a criação de cerca de 170 mil postos de trabalho.
Segundo Ricardo Pagani, líder de operações da Amazon Brasil, a empresa está acelerando sua expansão por meio de parcerias locais e estratégias voltadas para a melhoria da experiência de entrega. Ele destacou o uso de tecnologia própria e o investimento em conhecimento regional para impulsionar o serviço.
Entre as iniciativas logísticas está o Amazon Hub, lançado em 2024, que permite que pequenos comércios funcionem como pontos de retirada de pedidos. Inicialmente presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com 250 pontos ativos, o programa chega a 2025 com mais de 700 parceiros e a previsão de mais 1.900 novos pontos em estados como Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo e o Distrito Federal.
Com essa expansão, o tempo de entrega em algumas regiões foi reduzido de cinco para dois dias, e em determinados locais passou a ser de até um dia.
Outro programa, o Delivery Service Partner (DSP), lançado em 2020, já resultou na criação de mais de 50 empresas parceiras, gerando cerca de 3 mil empregos em 11 estados. O modelo permite que empreendedores operem seus próprios negócios de entrega utilizando a tecnologia da Amazon.
A empresa também atua em comunidades por meio do programa Favela Log, em parceria com a Favela Holding. O projeto opera em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com 16 estações de entrega em áreas com infraestrutura mais limitada.
#Amazon #Logística #EntregaRápida #ComércioEletrônico #EmpreendedorismoLocal #AmazonBrasil
Foto: Divulgação