Ultracargo faz inspeção inédita com robô em tanques de inflamáveis

 Ultracargo faz inspeção inédita com robô em tanques de inflamáveis
Tecnologia foi usada com tanques em operação no terminal de Santos. Processo evita paradas e aumenta segurança.

A Ultracargo realizou, pela primeira vez no Brasil, uma inspeção robotizada em tanques de produtos inflamáveis em operação no terminal de Santos (SP). A ação, concluída com sucesso, utilizou tecnologia que permitiu a avaliação dos equipamentos sem necessidade de esvaziamento ou interrupção das atividades.

A inspeção foi feita com robôs submersos, introduzidos pelo teto dos tanques, utilizando medição por ultrassom, câmeras embarcadas e georreferenciamento. O objetivo foi verificar a integridade estrutural dos tanques de acordo com a norma API 653, garantindo sua operação segura por até dez anos.

Segundo Everaldo Silva Sena, gerente de Planejamento e Controle de Manutenção da Ultracargo, a tecnologia reduziu o tempo de inspeção de até 15 dias para apenas dois, com os tanques funcionando normalmente. A operação não gerou resíduos, nem consumiu água, e evitou a exposição de trabalhadores a espaços confinados.

A experiência se baseou em uma ação anterior da empresa no terminal de Itaqui (MA), em 2024, quando uma inspeção semelhante foi feita em um tanque de água. A operação em Santos exigiu quase um ano de planejamento e contou com desafios operacionais, como condições climáticas e controle dos vapores inflamáveis.

O vice-presidente de Engenharia e Operações, Leopoldo José Gimenes, afirmou que o projeto-piloto foi inspirado em práticas internacionais, especialmente dos Estados Unidos, e será expandido para outros terminais da empresa como parte do plano de modernização da manutenção de ativos.

#Ultracargo #inspeçãoindustrial #tecnologiaindustrial #robótica #terminalportuário

Foto: Divulgação

Artigos relacionados