VLI inaugura operação de descarga ferroviária em Uberaba

 VLI inaugura operação de descarga ferroviária em Uberaba
Nova etapa amplia atuação da empresa em serviços logísticos para indústria de fertilizantes.

A VLI passou a operar, desde maio, uma nova etapa do serviço logístico no complexo industrial da Mosaic Fertilizantes em Uberaba (MG), assumindo a descarga de vagões com rocha fosfática e enxofre. A operação, que antes era realizada internamente pela Mosaic, registrou ganho de desempenho de 10% já no primeiro mês.

A empresa, que já realizava o transporte das cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), agora também é responsável pelas manobras, abertura dos vagões, limpeza das correias transportadoras e manutenção das vias internas da unidade industrial. Para essa ampliação, foram contratados 89 novos profissionais.

Segundo a VLI, a mudança amplia sua atuação no setor de fertilizantes, um mercado estratégico no Brasil, que é o quarto maior consumidor global desses insumos e que busca reduzir a dependência de importações. Atualmente, 85% da logística de fertilizantes no país ainda é feita por caminhões, o que reforça o potencial de crescimento do modal ferroviário.

A diretora-executiva Comercial da VLI, Carolina Hernandez, destaca que a operação reflete o modelo de cocriação com o cliente, em que a companhia assume a gestão completa da cadeia logística, liberando os clientes para focar em suas atividades principais. A expectativa é de um aumento de 17% nos volumes movimentados até o fim de 2025.

A VLI movimenta cerca de 10 milhões de toneladas de insumos para fertilizantes por ano e desempenha papel importante no transporte desses produtos desde portos nos Corredores Leste, Norte e Sudeste até as plantas industriais.

O corredor Sudeste da FCA, que integra o sistema logístico operado pela empresa, conecta estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, e é estratégico para o transporte de cargas como grãos, açúcar e fertilizantes. O Tiplam, terminal portuário no litoral paulista, é peça central nesse sistema e opera de forma 100% ferroviária em seus fluxos de exportação, reduzindo o impacto ambiental em comparação ao modal rodoviário.

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Foto: Divulgação

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