TCP movimenta carga inédita em operação com plataforma sobre pneus

Secador industrial de 102 toneladas foi posicionado em módulos MPB no Terminal de Contêineres de Paranaguá.
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou neste mês de maio uma operação inédita na América do Sul ao movimentar uma carga sobre multi-purpose boogies (MPB), plataformas sobre pneus utilizadas para transportar objetos pesados e fora do padrão.
A carga era um secador industrial de tubos (rotatubos), fabricado em Curitiba pela Ostergaard S.A. Com 102 toneladas, 22,5 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro, o equipamento foi levado até o terminal em um caminhão especial com reboques modulares hidráulicos. No terminal, o secador foi içado por dois guindastes móveis (MHC), com capacidade para levantar até 100 toneladas, e posicionado sobre dois módulos MPB.
Segundo Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP, a operação foi delicada e exigiu precisão. “O MPB tem eixos móveis, o que facilita a manobra. No entanto, içar e posicionar a carga requer uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade do bem”, explicou.
Após o sucesso da operação, a carga ficou armazenada no terminal até 11 de maio, quando foi rebocada por dois tugmasters e uma reach stacker, e embarcada no navio de cargas rolantes (ro-ro) M/V Liberty, da Wallenius Wilhelmsen. O destino final foi o Panamá, onde o equipamento será instalado em uma planta industrial para processamento de farinha de peixe. A operação logística foi coordenada pela Over Projects.
Em março, a TCP também recebeu a importação de um helicóptero Bell 412, modelo multipropósito com uso civil e militar. A aeronave, com cerca de 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e peso de pouco mais de 3 toneladas, chegou em um contêiner MAFI e foi descarregada pela rampa principal de um navio ro-ro. O helicóptero permaneceu no terminal até a primeira semana de abril, quando seguiu para seu destino.
Segundo Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, a operação reforça a capacidade do terminal em atender demandas de cargas especiais. A TCP busca atuar como um terminal “one stop shop”, oferecendo soluções logísticas modernas para diferentes tipos de carga.
#logística #porto #cargaprojeto #transportepesado #terminalportuário #helicóptero #inovação
Foto: Divulgação