TCP movimenta carga inédita em operação com plataforma sobre pneus

 TCP movimenta carga inédita em operação com plataforma sobre pneus
Secador industrial de 102 toneladas foi posicionado em módulos MPB no Terminal de Contêineres de Paranaguá.

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou neste mês de maio uma operação inédita na América do Sul ao movimentar uma carga sobre multi-purpose boogies (MPB), plataformas sobre pneus utilizadas para transportar objetos pesados e fora do padrão.

A carga era um secador industrial de tubos (rotatubos), fabricado em Curitiba pela Ostergaard S.A. Com 102 toneladas, 22,5 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro, o equipamento foi levado até o terminal em um caminhão especial com reboques modulares hidráulicos. No terminal, o secador foi içado por dois guindastes móveis (MHC), com capacidade para levantar até 100 toneladas, e posicionado sobre dois módulos MPB.

Segundo Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP, a operação foi delicada e exigiu precisão. “O MPB tem eixos móveis, o que facilita a manobra. No entanto, içar e posicionar a carga requer uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade do bem”, explicou.

Após o sucesso da operação, a carga ficou armazenada no terminal até 11 de maio, quando foi rebocada por dois tugmasters e uma reach stacker, e embarcada no navio de cargas rolantes (ro-ro) M/V Liberty, da Wallenius Wilhelmsen. O destino final foi o Panamá, onde o equipamento será instalado em uma planta industrial para processamento de farinha de peixe. A operação logística foi coordenada pela Over Projects.

Em março, a TCP também recebeu a importação de um helicóptero Bell 412, modelo multipropósito com uso civil e militar. A aeronave, com cerca de 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e peso de pouco mais de 3 toneladas, chegou em um contêiner MAFI e foi descarregada pela rampa principal de um navio ro-ro. O helicóptero permaneceu no terminal até a primeira semana de abril, quando seguiu para seu destino.

Segundo Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, a operação reforça a capacidade do terminal em atender demandas de cargas especiais. A TCP busca atuar como um terminal “one stop shop”, oferecendo soluções logísticas modernas para diferentes tipos de carga.

#logística #porto #cargaprojeto #transportepesado #terminalportuário #helicóptero #inovação

Foto: Divulgação

Artigos relacionados