Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 4,4% em março

 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 4,4% em março
Resultado marca recorde histórico para o mês, segundo levantamento da IATA.

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) informou que a demanda global por transporte aéreo de carga aumentou 4,4% em março de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024. O crescimento das operações internacionais foi ainda maior, com alta de 5,5%. Trata-se do maior volume já registrado para o mês de março.

A capacidade também teve crescimento: subiu 4,3% no total, e 6,1% nas operações internacionais, conforme dados medidos em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs). Entre os fatores que impulsionaram o volume, está uma possível antecipação de embarques diante das tarifas que os Estados Unidos pretendem aplicar a partir de 2 de abril.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, afirmou que, embora a incerteza sobre a implementação das novas tarifas possa afetar o comércio, a queda recente no preço do combustível — reflexo da mesma incerteza — tem sido positiva no curto prazo para o setor. Ele também destacou a importância de acordos comerciais confiáveis para recuperar a confiança nas cadeias de suprimentos globais.

Entre os destaques do ambiente operacional, a IATA apontou que os volumes de março seguem a tendência de crescimento observada antes da pandemia. Os preços do combustível de aviação caíram 17,3% em relação ao ano anterior, acumulando nove meses seguidos de queda. Também pesaram na alta da demanda as novas regras comerciais dos EUA, incluindo a proibição de importações isentas de impostos da China e Hong Kong a partir de 2 de maio.

A produção industrial global subiu 3,2%, enquanto os volumes de comércio cresceram 2,9% no período. A inflação recuou em importantes mercados: nos EUA caiu para 2,4%, na União Europeia para 2,5% e no Japão para 3,6%. Na China, a deflação recuou para -0,1%.

#transporteaéreo #logística #cargaaérea #IATA #comérciointernacional

Foto: Freepik

Artigos relacionados