Navio da BYD atraca no Brasil com mais de 5.500 carros eletrificados

 Navio da BYD atraca no Brasil com mais de 5.500 carros eletrificados
Explorer No.1 chega ao Espírito Santo para atender à demanda até o início da produção na fábrica de Camaçari.

O navio cargueiro BYD Explorer No.1 atracou pela segunda vez no Brasil, desembarcando 5.524 veículos eletrificados no Porto de Portocel, em Aracruz (ES). A embarcação reforça a estratégia da empresa para suprir o mercado nacional enquanto a fábrica de Camaçari (BA) se prepara para iniciar operações. O complexo baiano terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil na segunda.

O navio partiu de Ningbo, na província de Zhejiang, na China, e fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, sua capacidade total é de até 7 mil veículos. A tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.

“A chegada do BYD Explorer No.1 ao Brasil pela segunda vez demonstra nosso compromisso em atender à crescente demanda por veículos eletrificados. Enquanto nos preparamos para iniciar a produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.

O gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori, destacou a importância da operação: “Essa movimentação representa um marco não apenas para nosso porto, mas também como alternativa logística para o setor automotivo. Há cerca de seis meses, iniciamos discussões para viabilizar a atracação do Explorer No.1, um navio com especificações distintas das embarcações convencionais”.

Em 2024, a BYD se tornou a terceira montadora mais vendida no mundo, alcançando 4,3 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. No Brasil, a marca consolidou sua presença entre as dez com mais emplacamentos, sendo referência no segmento de eletrificados.

Com 76.811 emplacamentos no Brasil em 2024, a BYD representa 70% do mercado de veículos elétricos e 25% do segmento de híbridos no país.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados