Navio da BYD atraca no Brasil com mais de 5.500 carros eletrificados

Explorer No.1 chega ao Espírito Santo para atender à demanda até o início da produção na fábrica de Camaçari.
O navio cargueiro BYD Explorer No.1 atracou pela segunda vez no Brasil, desembarcando 5.524 veículos eletrificados no Porto de Portocel, em Aracruz (ES). A embarcação reforça a estratégia da empresa para suprir o mercado nacional enquanto a fábrica de Camaçari (BA) se prepara para iniciar operações. O complexo baiano terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil na segunda.
O navio partiu de Ningbo, na província de Zhejiang, na China, e fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, sua capacidade total é de até 7 mil veículos. A tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.
“A chegada do BYD Explorer No.1 ao Brasil pela segunda vez demonstra nosso compromisso em atender à crescente demanda por veículos eletrificados. Enquanto nos preparamos para iniciar a produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.
O gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori, destacou a importância da operação: “Essa movimentação representa um marco não apenas para nosso porto, mas também como alternativa logística para o setor automotivo. Há cerca de seis meses, iniciamos discussões para viabilizar a atracação do Explorer No.1, um navio com especificações distintas das embarcações convencionais”.
Em 2024, a BYD se tornou a terceira montadora mais vendida no mundo, alcançando 4,3 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. No Brasil, a marca consolidou sua presença entre as dez com mais emplacamentos, sendo referência no segmento de eletrificados.
Com 76.811 emplacamentos no Brasil em 2024, a BYD representa 70% do mercado de veículos elétricos e 25% do segmento de híbridos no país.
Foto: Divulgação