Geração Z e a Revolução do Poder: Congresso Fispal Tec debate futuro da indústria
Mercado Livre amplia frota de veículos elétricos para entregas no Brasil

Iniciativa busca reduzir impacto ambiental nas operações de logística, com aumento de 30% nos veículos elétricos no país em relação ao ano anterior
Durante a pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico no Brasil cresceu consideravelmente, movimentando cerca de R$ 450 bilhões entre 2019 e 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Esse aumento impulsionou as empresas de entrega a expandirem suas operações, com foco em atender a alta demanda.
Uma das principais iniciativas do Mercado Livre, empresa especializada em comércio eletrônico na América Latina, foi aumentar sua frota de veículos elétricos para diminuir a emissão de CO2 nas operações logísticas. Atualmente, a companhia conta com 2.800 veículos desse tipo na região, sendo 1.346 no Brasil, o que representa um aumento de 30% em relação a 2023.
Além dos veículos elétricos, a empresa também utiliza caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano. Essas estratégias fazem parte de um investimento de US$ 400 milhões, que inclui diversos projetos de sustentabilidade na América Latina até 2024.
Segundo Frederico Rezeck, diretor sênior de transportes do Mercado Livre, a empresa também busca novas soluções de logística de baixo carbono, como a parceria com a plataforma Newlab, que está desenvolvendo iniciativas de mobilidade sustentável em diversos países da região.
O Mercado Livre também investe em fontes de energia limpa, como solar e eólica, para viabilizar a transição energética no Brasil, aproveitando o potencial do país em energias renováveis.
Fonte: Estadão
Foto: Divulgação