VLI e Tora iniciam serviço de movimentação de cargas da Braskem

Araguari_MG, 29 de abril de 2014 Corporativo / VLI Producao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros. Imagens produzidas na oficina de Divinópolis. Foto: GUSTAVO ANDRADE / Divulgacao

VLI e Tora iniciam serviço de movimentação de cargas da Braskem

Empenhada em conceber soluções inovadoras e oportunidades de negócio voltadas para a transformação da logística nacional, a VLI iniciou, em parceria com a Tora, um novo serviço de movimentação de produtos da Braskem, em contêineres. A nova operação combina o uso de caminhões e trens para oferecer uma alternativa mais eficiente e sustentável ao mercado. O trajeto contempla aproximadamente 1.650 quilômetros de trechos de ferrovia entre os polos industrializados de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e Camaçari (BA). A complementação do deslocamento, executada pela Tora, via modal rodoviário, possibilita a interligação entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A Braskem recebe e envia polietileno e polipropileno – polímeros termoplásticos amplamente utilizados na produção de peças plásticas –, a partir da nova rota.

Para a Braskem, a criação de mais uma opção de transporte para as suas resinas está alinhada à sua estratégia de diversificação da matriz logística e a busca por altas taxas de confiabilidade. Por meio da operação multimodal – que consiste no mix entre modal ferroviário e o rodoviário – a companhia diminui sua exposição à acidentes e à menor disponibilidade de veículos devido às safras e outros fatores externos. “A parceria com a VLI e a Tora complementam a nossa busca por diversificar a matriz logística de nossas resinas termoplásticas em todo o Brasil. Hoje, contamos com os modais ferroviário, rodoviário e cabotagem, o que nos permite oferecer um excelente nível de serviço aos nossos clientes. Unir esforços com essas duas grandes empresas do setor é mais uma conquista para que nosso atendimento continue cada vez mais completo e eficiente”, comenta Silvia Migueles, responsável pela logística das resinas da Braskem na América do Sul.

Solução logística integrada

Além do gerenciamento da frota de caminhões dedicados a este novo fluxo, a Tora disponibiliza os contêineres e um de seus terminais multimodais, situado em Contagem, onde são realizados os serviços de armazenagem, ovação e desova dos produtos, além do carregamento e a descarga dos contêineres nos vagões da VLI. “Identificamos movimentações regulares entre empresas dessas regiões. São players dos setores automobilístico, químico e industrial. Acreditamos que essa solução multimodal quebra o status quo e será uma alternativa viável ao serviço rodoviário. Além de diversificar a matriz logística do país”, explica João Turano, gerente Comercial da Tora.

Araguari_MG, 29 de abril de 2014Corporativo / VLIProducao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros. Imagens produzidas na oficina de Divinópolis.Foto: GUSTAVO ANDRADE / Divulgacao

O modal ferroviário, sob gestão da VLI, conta com três composições constituídas por duas locomotivas e 31 vagões cobrindo o percurso todos os meses. A expertise da VLI em soluções logísticas customizadas e ativos integrados, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), conferem à empresa eficiência no fluxo de insumos ao mercado externo e interno, além de auxiliar na movimentação de produtos industrializados. “Essa parceria representa bem o conceito da VLI de transformar a logística do país utilizando a integração entre os modais. A ferrovia é o melhor formato para distâncias longas e grandes volumes. Junto com a Tora podemos entregar mais eficiência e menor impacto ambiental, principalmente para o Polo Petroquímico de Camaçari, onde estão instaladas importantes empresas dos mais variados setores”, destaca Erico Gomes, Gerente de Contas da VLI. O potencial de movimentação é de aproximadamente 225 mil toneladas de carga por ano.

Vantagens da nova rota para o mercado

  • Diversificação da matriz logística
  • Fluxo mais eficiente
  • Menor impacto ambiental
  • Ganhos em estoque/armazenagem

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