Terminal Portuário de São Luís recebe certificado da norma ISO 14.001

Terminal Portuário de São Luís recebe certificado da norma ISO 14.001

Digiqole ad

O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), administrado pela VLI – empresa de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos – e localizado no Maranhão, recebeu a recomendação para certificação da norma ISO 14.001/2015.

A ação demonstra o compromisso da companhia com o meio ambiente. A certificação na referida ISO tem como principal objetivo a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que a organização, independentemente do seu porte, desenvolva práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços.

A unidade passou por uma auditoria realizada por uma empresa externa, acreditada junto ao INMETRO que determinou que a Companhia estava pronta certificar na ISO 14.001/2015. Segundo o analista ambiental do TPSL, Rafael Meireles Pinto, a certificação é importante para que o sistema de gestão ambiental se desenvolva em uma estrutura de proteção ao meio ambiente, respeitando, assim, as futuras gerações.

De acordo com a supervisora de Meio Ambiente da VLI, Fernanda Evangelista, a certificação no TPSL fortalece o conceito de sustentabilidade na companhia, demonstra o comportamento da empresa na gestão dos impactos ambientais, promovendo mudanças de cultura frente aos empregados e sociedade.

A analista de Meio Ambiente da VLI, Roberta Andrade, ressalta que o recebimento do certificado afirma o compromisso, ética e credibilidade com os stakeholders da empresa, resultando em uma gestão ambiental mais eficiente e sustentável para o negócio. “Por ser uma norma reconhecida internacionalmente, pode nos tornar mais competitivos no mercado, uma vez que a companhia demonstra a gestão dos impactos no meio ambiente e sociedade”.

Ela destaca que o intuito da VLI é expandir a implantação da ISO para outras unidades, “a fim de fortalecer a gestão ambiental e a sustentabilidade das nossas operações”. O gerente operacional do TPSL, Fabrício Scarpatti, diz que a norma fortalece e reforça a importância dos empregados nos indicadores de custos, redução de riscos e melhoria no desempenho da organização.

O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) – também administrado pela VLI e localizado na baixada santista – foi o primeiro da companhia a ser certificado.

O TPSL

Com quatro silos e dois armazéns com capacidade estatística total para 200 mil toneladas, um píer de atracação com 280 metros de comprimento e 18 metros de profundidade, o Terminal Portuário de São Luís faz operações com soja, milho, manganês, ferro gusa e farelo de soja.

A VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *