Insurtech de mobilidade de carga inova com solução de averbação via mobile

Insurtech de mobilidade de carga inova com solução de averbação via mobile

Informar à seguradora os detalhes mensuráveis da carga transportada é uma etapa obrigatória para garantir o seguro. Esse processo, no entanto, encontra algumas barreiras, como horário de coleta e a necessidade de comunicação entre motorista, transportadora e seguradora, o que faz com que a maioria das operações de transporte não estejam cobertas desde a coleta, já que, para isso, é necessária uma infraestrutura logística e tecnológica bastante robusta e cara. Pensando em solucionar essas e outras questões, a SmartLoad, startup de seguros (insurtech) que atua na gestão da mobilidade de carga, lança a SmartBox, solução que permite averbar cargas também via dispositivos móveis.

Por meio de alta tecnologia, como machine learning, a ferramenta permite que, já no momento da coleta, o motorista escaneie a Nota Fiscal via SmartLoad App, aplicativo disponível para Android, realizando assim a averbação digital da carga em trechos que até então eram de sombra e deixavam a carga exposta ao risco. Esse processo garante a cobertura securitária caso a carga sofra algum sinistro até a chegada no galpão da transportadora para a consolidação. Além disso, com o SmartLoad APP, o motorista terá a possibilidade de notificar eventos de sinistro, anexando fotos do veículo e todas as evidências necessárias.

De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, o roubo e receptação de cargas provocou prejuízos de R1,2 bilhão ao setor de transporte de carga somente em 2020. “Percorrer trechos sem que a carga esteja assegurada representa um risco que pode, inclusive, comprometer a continuidade do negócio, já que não são incomuns mercadorias que ultrapassem centenas de milhares de reais, chegando até a casa dos milhões”, explica Sylvio Bispo, fundador e CEO da SmartLoad.

Entre os principais diferenciais da SmartBox estão o gerenciamento da logística de ponta a ponta em uma única plataforma, a otimização da rotina operacional, a praticidade nos retornos via Web Service e o acesso a um suporte técnico especializado. A inteligência artificial usada pela SmartLoad averba a carga de três formas: Via Smart HUB, Smart DOC ou Smart Client.

O Smart HUB integra os processos de recepção, tratamento e envio de informações para as seguradoras de forma automatizada; o Smart DOC oferece uma alternativa de averbação manual para segurados que não tenham acesso ao formato XLM; já o Smart Client automatiza o processamento e envio de XMLs via Web Service em casos de impossibilidade de integração com o TMS.

Entre as primeiras companhias de seguro parceiras da SmartLoad, estão a Seguros SURA, a Berkley Brasil Seguros e a Tokio Marine, com, diversas outras seguradoras em processo de homologação para oferecer a solução e mitigar os riscos de milhares de transportadores e embarcadores de todo o Brasil.

Como funciona?

A SmartBox é uma solução oferecida para transportadores e embarcadores, paga pela seguradora detentora da apólice. Para que o controle da operação logística seja possível em uma única plataforma, tanto a transportadora como o motorista, seja ele CLT, agregado ou avulso, devem estar cadastrados. Os motoristas devem realizar seu próprio cadastro via aplicativo. Para isso, é necessário o envio de dados pessoais, documentos e fotos dos veículos. A transportadora, por sua vez, deverá vincular seus motoristas no cadastro via portal.

Após a etapa de cadastro, a transportadora adiciona coletas no portal, com dados de origem e destino, indica o motorista que deve transportar a carga e adiciona demais informações pertinentes à coleta da mercadoria. Após a finalização desse processo, o motorista indicado recebe uma notificação via aplicativo.

Assim que o motorista aceita a coleta, o aplicativo traça a melhor rota, e, a partir de então, a empresa solicitante consegue verificar e acompanhar em tempo real as interações dos motoristas em cada uma das etapas da jornada. Na chegada do motorista à coleta, o primeiro passo é a leitura (escaneamento) da nota fiscal no momento da retirada da carga. Feito isso, o sistema efetua o processo de averbação em poucos minutos e avisa o motorista pelo aplicativo que o transporte pode ser iniciado.

Crédito da imagem: Divulgação

Artigos relacionados