Em meio a alta no preço da gasolina, venda de carros elétricos cresce 77% no Brasil

Em meio a alta no preço da gasolina, venda de carros elétricos cresce 77% no Brasil

Na quinta-feira, 10 de março, o brasileiro se deparou com um aumento de quase 19% no preço da gasolina. Com isso, nos últimos 12 meses, o preço desse combustível subiu 32%. Essa instabilidade faz com que os motoristas do Brasil, cada vez mais, atentem-se a uma tendência mundial: os carros elétricos e híbridos, cuja venda disparou 77% no país no ano passado, em comparação a 2020, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Com um cálculo simples, é possível comprovar que o quilômetro rodado com energia elétrica é muito mais barato: o gasto médio anual para abastecer com gasolina (rodando 15.000 km por ano, com um consumo hipotético de 10 km/L e preço de R$ 7,10/L) é de R$ 10.650. Já o gasto médio para abastecer com eletricidade (considerando a mesma quilometragem rodada, em um consumo hipotético de 8 km/kWh e preço da tarifa de energia elétrica de R$ 0,86/kWh) é de R$ 1.612 por ano. Uma economia de 85%, ou R$ 9.038.

De acordo com um dos maiores especialistas no assunto do país, Diogo Seixas, CEO da NeoCharge — líder brasileira em infraestrutura de recarga para mobilidade elétrica — a redução no custo do abastecimento é apenas um dos fatores que têm impulsionado o crescimento desse mercado. “Há outros quatro fatores que farão esses veículos marcarem cada vez mais presença em nossas vidas: a sustentabilidade, pois colaboram com a redução da emissão de gases poluentes; a eficiência energética do carro elétrico, de cerca de 95%, enquanto os movidos a gasolina só chegam a 30%; a manutenção, já que têm muito menos peças móveis; e a performance, com alcance instantâneo do torque máximo, enquanto o motor a combustão entrega o torque máximo somente em uma estreita faixa de rotação”, avalia.

Seixas reforça que o segmento segue em expansão desde a sua inserção no mercado nacional, em meados de 2012. “A tendência é que haja um aumento exponencial nos próximos anos, com uma participação ainda mais significativa do veículo elétrico puro, o Battery Electric Vehicle (BEV)”, prevê. “O que antes era um futuro muito distante, agora já pode ser considerado uma realidade em nosso país. Isso pode ser notado também com o surgimento de uma rede de recarga elétrica cada vez mais ampla — em residências, comércios, shoppings e rodovias”, acrescenta ele.

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Agência Internacional de Energia (IEA), a eletricidade produzida para abastecer a frota global de automóveis elétricos foi responsável pela emissão de 51 megatoneladas de carbono — aproximadamente metade do volume gerado por uma frota semelhante de veículos movidos a combustão — impedindo a emissão de 53 megatoneladas. “O carro elétrico tem potencial para reduzir sensivelmente o efeito estufa e a poluição urbana, inclusive a sonora, já que funciona de maneira muito silenciosa”, pontua Diogo Seixas.

Na Europa, alguns países já têm data para proibir a venda de veículos a combustão, e algumas das maiores montadoras do mundo já anunciaram que deixarão de investir nos propulsores convencionais de combustão interna. Em 2021, diversos fabricantes automotivos estabeleceram metas de eletrificação a curto e médio prazos. A maioria das marcas anunciou que quer que toda ─ ou a maior parte – da linha seja híbrida ou elétrica até 2030.

Para o CEO da NeoCharge, o que falta é somente um plano mais ambicioso e estruturado, de longo prazo, para substituição consciente da frota antiga pela elétrica. “Há alguma pressão contrária por parte dos fabricantes de motores movidos a gasolina ou etanol, assim como dos próprios produtores desses combustíveis, mas a eletrificação é um movimento sem volta e o crescimento aqui será rápido, acompanhando o resto do mundo”, finaliza.

A NeoCharge

A NeoCharge nasceu em 2016 como um braço da NeoSolar, fundada em 2010 e líder de mercado em energia solar fotovoltaica. A empresa paulista leva em seu DNA o espírito empreendedor e o desenvolvimento de negócios que impactam positivamente a vida de todos, estendendo a missão de promover a mobilidade elétrica no Brasil. A NeoCharge oferece soluções em infraestrutura de recarga para veículos elétricos por meio de distribuição de equipamentos, cursos, serviços técnicos e operação compartilhada de estações de recarga e eletropostos.

Crédito da imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *