Chegou o Maestro, para fazer a orquestração sem depender de operação humana

Chegou o Maestro, para fazer a orquestração sem depender de operação humana

Criada em 2016, a logtech RoutEasy é daqueles casos de sucessos surpreendentes. Em 2018, dois anos depois de ser fundada, a startup cresceu 148%, saltando para estonteantes 464%, no ano seguinte. Veio 2020, ano que marcou o início da pandemia, e a RoutEasy continuou empinando resultados: 205%, para no ano passado bater os 216%.

A tese de mestrado de Caio Reina, fundador e CEO da empresa, feita na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 2009, foi o início dessa trajetória – ao projetar um algoritmo de roteirização, ele descobriu que poderia resolver problemas que demandavam horas, em minutos, ou até segundos.

Agora a RoutEasy acaba de lançar o Maestro, um módulo de orquestração, complementar aos demais módulos já existentes de otimização e gestão, e com ele, a RoutEasy espera transformar, para sempre, o mercado de entregas no Brasil – sejam elas no mesmo dia, em horas ou até minutos. 

“Nosso crescimento, acredito, reflete o modelo de negócio da RoutEasy – já são mais de 300 clientes, como Royal Canin, Solistica, Infracommerce, Magalu, Shopee, Olistpax e Rodonaves, que utilizam as nossas soluções de otimização e gestão de entregas, que compreendem a roteirização otimizada, cálculo de frete, torre de controle, monitoramento e gestão de provas de entrega”, diz Caio Reina.

O Maestro já roda em um dos maiores e-commerces de alimentos do Brasil, o do Grupo Pão de Açúcar, como explica Caio Reina, nesta entrevista ao Portal Carta de Logística , que também apresenta, ao final, link de acesso a E-Book sobre o produto.  

E o que é o Maestro?

O Maestro é o novo módulo de orquestração da RoutEasy e chega ao mercado para marcar uma virada de chave nas operações de e-commercesmarketplacesfood deliveries e vendas D2C.

O sistema utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizar fluxos de trabalho, criando rotas de entrega otimizadas e atribuindo pedidos para frota própria, terceirizada ou de parceiros crowdshipping. E tudo sem nenhuma interferência humana. Basta configurar alguns padrões e predefinições para que o sistema execute todas as tarefas de forma automática e otimizando todos os processos.

Quais os principais benefícios proporcionados pelo Maestro?

Ao se adotar um fluxo de trabalho totalmente automatizado, cria-se condição para entregas mais rápidas e com o menor custo possível. Com o Maestro, todos os pontos de distribuição ficam centralizados em um único ambiente em nuvem, pois o sistema é capaz de realizar, automaticamente, a gestão, a roteirização e a atribuição de pedidos considerando um cenário complexo, que pode envolver lojas físicas, dark stores e centros de distribuição.

E sempre escolhendo a melhor opção de frete e rotas totalmente otimizadas com base nas premissas estipuladas pela operação como, por exemplo, frete mais barato, mais rápido, entre outras. Para o analista, fica somente a tarefa de gerenciar os casos que fogem às regras predefinidas.

O Maestro é complementação de desenvolvimentos anteriores?

Ele completa nossa atuação 360º, que oferece tecnologia e inteligência artificial presentes no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo. Acreditamos que o lançamento do Maestro transforma para sempre o mercado de entregas brasileiro, pois ele automatiza 100% da operação, algo nunca visto em nenhuma solução de roteirização no mundo, e proporciona o dinamismo que o cliente busca quando compra online.

A prova de fogo do Maestro foi o Pão de Açúcar?

Exato. O Grupo Pão de Açúcar aceitou ser um early adopter do Maestro. Hoje, a solução já foi implantada em cerca de 200 lojas do grupo e segue em rollout. O grande desafio, nesse, caso são a quantidade de lojas implantadas em um tempo recorde, cada uma com sua regra específica de operação e todas sendo geridas de forma integrada, sem a necessidade de aumentar custos fixos operacionais de planejamento.

Como a ferramenta foi concebida?

 Com inteligência artificial, programação de alto nível e aprendizado de máquina; essas são as principais peças da solução pensada para possibilitar o same-day delivery e até mesmo entregas na mesma hora. Observamos a tendência das entregas expressas no mercado internacional antes mesmo do início da pandemia. Com o crescimento do e-commerce, o consumidor passou a esperar que suas compras cheguem o mais rápido possível. Criamos o Maestro para que empresas de qualquer tamanho possam atender a essa crescente demanda.

Fala-se muito em orquestração…

Em logística, a orquestração é uma camada de tecnologia aplicada ao planejamento otimizado de rotas e à seleção inteligente de veículos. Em termos práticos, uma inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para impulsionar ações inteligentes e sincronizadas em todas as etapas da entrega. E tudo isso em questão de segundos.

Aí entra a relação Maestro x interferência humana?

Sim, pois a orquestração é o gerenciamento automatizado e coordenado de tarefas complexas, substituindo a necessidade de intervenções manuais para aumentar a fluidez e a escalabilidade das operações. Isso significa que, quanto mais etapas e variáveis envolvidas na execução de uma tarefa, maior a necessidade de diminuir a interferência humana para combinar automatizações e ter um fluxo de trabalho orquestrado, que aumente a eficiência dos processos. 

Acessar E-Book.

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Deixa um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *